1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras acontece hoje no Museu Nacional.

Os vencedores do 1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, no valor de R$ 1,1 milhão, serão premiados hoje, terça-feira, dia 27, às 19 horas, no Museu Nacional, em Brasília, com a presença do ministro da Cultura Juca Ferreira. O edital selecionou 20 trabalhos, nas cinco regiões do País com ênfase nas áreas de teatro, dança e artes visuais.

O prêmio é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento (Cadon), com patrocínio da Petrobras. Em todo o Brasil concorreram 412 projetos, 181 de artes visuais, 120 de dança e 111 de teatro. Os estados que tiveram maior número de inscritos foram São Paulo (143), Rio de Janeiro (133) e Bahia (84).

A ideia do prêmio surgiu após o II Fórum Nacional de Performance Negra, realizado em Salvador, em 2006, quando os próprios artistas pediram ao Ministério da Cultura um edital público ou linha de financiamento específico, já que não havia alternativas que contemplassem expressões culturais afro-brasileiras. Para atender a demanda, a Palmares convidou o Cadon e, junto com o patrocínio da Petrobrás, foi possível viabilizar o projeto.

Além da seleção dos trabalhos o edital também selecionou a comissão julgadora do Prêmio. Os jurados foram indicados por órgãos públicos e pela sociedade civil organizada – acadêmicos e pesquisadores de competência reconhecida em suas áreas de atuação ou defensores das políticas de reparação racial representando as cinco regiões do Brasil. A comissão foi composta pelos nove nomes mais votados pelo público por meio do site do Prêmio.

Os projetos – Os projetos aprovados em todo o país são os seguintes:

Dança: Acorda Raça – Resgate e Preservação da Cultura Negra como Instrumento de Conscientização e de auto-estima (Paraná); Bata-Kotô (Distrito Federal); Dança Afro-Brasileira nas Escolas (Alagoas); Elegbará – O Guardião da Vida (Pará) e 40 + 20- Rubens Barbot (Rio de Janeiro).

Teatro: Emi – A Concepção Yorubana do Universo (Pará); Mãe Coragem (Rio Grande do Sul); No Muro – Ópera Hip Hop (Distrito Federal); Oficina Comuns (Rio de Janeiro) e Ogum – O deus e o Homem (Bahia).

Artes visuais: Arte Resgatando o Quilombo (Santa Catarina); Essas Mulheres (Rondônia); Memórias de Sombras (São Paulo); Mestre do Coco Pernambucano (Pernambuco); Negro por Inteiro (Mato Grosso); Animais de Concreto (São Paulo); E o Silêncio Nagô Calou em Mim (Distrito Federal); Invernada dos Negros (Rio Grande do Sul); Lagoa da Pedra e a Roda de São Gonçalo (Tocantins) e Zeladores de Voduns de Benim ao Maranhão (Maranhão).

Serviço – Entrega do 1° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras

Data: 27 de abril

Horário: 19h

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul/ Lote 2 – Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCP