1ª Semana do Cinema Uruguaio no Instituto Cervantes.

O Instituto Cervantes e a Embaixada do Uruguai têm a honra de apresentar a “1a Semana do Uruguai“, com o objetivo de divulgar a cultura deste país no marco das comemorações de sua Festa Nacional, a celebrar-se no dia 25 de agosto de 2010. Durante a semana serão exibidos filmes uruguaios contemporâneos e reconhecidos pela crítica especializada. Através dos quais se busca propiciar um encontro entre a comunidade de residentes uruguaios em Brasília e todos aqueles interessados em conhecer a idiossincrasia presente entre ambas as culturas.

PROGRAMAÇÃO:

23/08, segunda-feira, 19h

Coquetel de abertura da Mostra de cinema uruguaio

19h – Apresentação do livro “VAIVÉN” de Roberto Bianchi (Uruguay)

Memorias del más acá do escritor uruguaio Roberto Bianchi. Poeta e narrador. O livro trata sobre a história de um ser que não pôde ser. Alguém que precisa de pele. Sem nome. Alguém extremamente humano que consegue nos comover por sua intensa resistência com as profundas melancolias. Bianchi nos presenteia um desenlace esperançoso e nos ajuda a esquecer nossa condição de seres desamparados. O autor também nos oferece uma excelente pintura impressionista da época de duas cidades: Buenos Aires e Montevidéu.

23/08, segunda-feira, 20h30 – El baño del Papa (O banheiro do Papa), 2007 – Direção: César Charlone e Enrique Fernández

"O Banho do Papa". Divulgação.

Ano 1988. Melo, Uruguai, uma pequena cidade localizada na fronteira com o Brasil, espera a visita do papa João Paulo II. Começam a falar de cifras: chegarão milhares de pessoas. Alguns falam de 50.000 visitantes. Os habitantes, pobres em sua maioria, sabem o que isso significa: 50.000 peregrinos vão querer comer, beber, comprar bandeiras de papel, lembranças, medalhas comemorativas. Beto, um contrabandista de pouca importância, está convencido de ter encontrado o melhor negócio de todos: “o banheiro do Papa”, onde milhares de peregrinos poderão se aliviar. Mas antes de poder construir o vaso, Beto se mete em uma confusão e decepciona Silvia, sua filha adolescente, que sonha em trabalhar nos meios de comunicação. Ele deve incrementar suas arriscadas e duras viagens do outro lado da fronteira e deixar de lado seu grande sonho: comprar um ciclomotor. Inclusive perde seu bem mais querido, sua bicicleta, para poder construir seu templo de resíduos e riqueza: o vaso sanitário. Mas está decidido a chegar a tempo para o acontecimento divino.

24/08, terça-feira, 20h – En la puta vida (Na puta vida), 2001 – Direção: Beatriz Flores Silva

"En la Puta Vida". Divulgação.

Esta é a história de Elisa, cujo sonho é montar um salão de beleza em Montevidéu. Sem recursos e com dois filhos para criar, começa a trabalhar como acompanhante, e rapidamente se transforma em prostituta. Quando conhece e se apaixona pelo cafetão Plácido, todos seus sonhos parecem alcançáveis. Elisa juntamente com seu namorado e sua amiga Lulú viajam para a Europa e se instalam em Barcelona como imigrantes ilegais, esperando ganhar “milhares de dólares”. Mas as decepções não param: têm de trabalhar na rua como prostituta, seu namorado a maltrata, e as brigas entre as prostitutas uruguaias e os travestis brasileiros aumentam. A morte de Lulú em um tiroteio faz com que Elisa tome uma importante decisão entre sua idealizada lealdade a Plácido e a dura realidade, que supõe sua colaboração com um policial de bom coração. Esta decisão se torna mais fácil para Elisa quando fica sabendo que seus filhos foram para um orfanato, porque Plácido nunca enviou o dinheiro para mantê-los como havia prometido.

25/08, quarta-feira, 20h – 25 Watts, 2001 – Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

"25 Watts". Divulgação.

25 Watts é um filme que relata a peculiar vida de Javi, Seba e Leche durante um período de 24 horas em um tranquilo bairro da cidade de Montevidéu. Um filme que narra as particularidades da vida destes personagens que desde um ponto de vista comum, enfrentam a vida chamada “Cotidiana” que os depara com sua própria condição de jovens latino-americanos sem um norte, tratando de ser jovens ou tratando de deixar de sê-lo. Outros personagens tais como uma professora de italiano, um maluco entregador de pizzas (que sofre de paranoia, resultado do serviço militar), um drogado, contribuem para dar cor a este filme em preto e branco em 16mm.

26/08, quinta-feira, 20h – El Dirigible (O Dirigível), 1994 – Direção: Pablo Dotta

"El Dirigible". Divulgação.

Uma jovem francesa chega a Montevidéu para entrevistar o famoso escritor uruguaio Juan Carlos Onetti e investigar a história da cidade. Está interessada em encontrar fotos do dia em que o presidente Baltasar Brun se suicidou na presença da imprensa e de um Zepelim sobrevoando a cidade, no final do século passado. Um fotógrafo tenta ajudá-la e ambos se verão envolvidos em uma misteriosa intriga. É possível inventar as imagens de um país sem memória?

27/08, sexta-feira, 20h – Whisky, 2004 – Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

Poster "Whisky". Divulgação.

O filme trata de dois irmãos judeus, ambos donos de fábricas de meias. Um é Herman, um industrial bem-sucedido que vive em Porto Alegre, Brasil. O outro é Jacobo, que leva uma vida chata e rotineira em Montevidéu e em cuja velha fábrica trabalha Marta. A visita que Herman decide fazer a seu irmão motiva Jacobo a solicitar à sua funcionária que assuma por uns dias o papel de esposa. O trio viajará a Piriápolis e durante um breve período Jacobo e Marta sairão da rotina que os sufoca em Montevidéu.

Serviço: 1a Semana do Cinema UruguaioData: 23 a 27/08, de segunda a sexta-feira, 19h30
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907 – conj. D – Asa Sul)
(61) 3242-0603
Entrada franca –
Indicação 10 anos