A décima edição da Mostra Ecofalante de Cinema vai de 11 de agosto a 14 de setembro em versão online, gratuita e acessível para todo o país. A programação do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais traz 101 títulos de 40 países, 30 deles inéditos no Brasil.
Atrações internacionais e nacionais inéditas no Brasil compõem a programação da Mostra. Entre os brasileiros, um dos destaques é a pré-estreia mundial de “A Bolsa ou a Vida“, mais recente trabalho do consagrado diretor Silvio Tendler. O longa propõe refletir sobre o tema ‘o que virá depois da pandemia?’. A obra traz entrevistas com Ailton Krenak, o padre Júlio Lancelotti, o cineasta Ken Loach, a drag queen e professora Rita von Hunty, entre outros.
Entre os estrangeiros, estão os aguardados “Jogo do Poder” de Costa-Gavras, cineasta vencedor do Oscar e do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, “A História do Plástico”, de Deia Schlosberg, o documentário expõe a “verdade inconveniente” por trás da poluição do plástico, material onipresente em nossas vidas, “Mulheres de Farda“, de Deirdre Fishel, conta as histórias das mulheres policiais em Minneapolis (EUA); “Solo Fértil”, narrado pelo ator e ativista ambiental Woody Harrelson, o filme aborda um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores, políticos e artistas ativistas (Ian Somerhalder – The Vampire Diaries, Gisele Bündchen, etc, ), que se unem em um movimento global chamado “Agricultura Regenerativa”; “Dope is Death: A Outra Luta dos Panteras Negras”, a história de como o Dr. Mutulu Shakur (padrasto do rapper Tupac Shakur, assassinado em 1996), junto com seus companheiros dos Panteras Negras e os Jovens Lordes, combinaram saúde comunitária com política radical para criar o primeiro programa de desintoxicação por acupuntura nos Estados Unidos em 1973; entre outros.
Na abertura no dia 11/8, a partir das 19h, será exibido o premiado filme “O Novo Evangelho“, de Milo Rau, eleito o melhor documentário no Swiss Film Awards 2021 . Sua narrativa imagina o que Jesus pregaria no século 21 com uma nova encenação da crucificação de Cristo, já filmada pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (“O Evangelho Segundo São Mateus”, 1964) e Mel Gibson (“A Paixão de Cristo”, 2004).
O evento ainda traz o Programa Especial “Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência“ , uma seleção de importantes filmes brasileiros realizados nas últimas duas décadas que tratam da realidade urbana do país, entre eles, o clássico “O Prisioneiro da Grade de Ferro (Autorretratos)”, de Paulo Sacramento, que será exibido, em primeira mão, a nova versão remasterizada e o Especial Energia Nuclear – “35 Anos de Chernobyl, 10 Anos de Fukushima“ – são cinco obras realizadas entre 2006 e 2020, no marco dos acidentes nucleares de Chernobyl (Ucrânia, 1986) e Fukushima (Japão, 2011), que alertam para os perigos da energia nuclear.
10ª Mostra Ecofalante de Cinema
De 11 de agosto a 14 de setembro
Online e gratuita
Acesso aos filmes e demais atividades pelo endereço www.ecofalante.org.br