150 anos de Ernesto Nazareth.

Ernesto Nazareth. Divulgação.
Ernesto Nazareth. Divulgação.
O ano de 2013 marca a celebração dos 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth, homenageado na série de concertos “150 anos de Ernesto Nazareth”, de 4 a 6 de junho, na Caixa Cultural. Os artistas convidados fazem uma releitura da obra do compositor carioca.
Luzeiro de Paqueta. Foto: Silvana Marques. Divulgação.
Luzeiro de Paqueta. Foto: Silvana Marques. Divulgação.
A abertura (4 de junho) traz Alexandre Dias e o trio Terno Carioca. Na quarta (5) é a vez de Maria Tereza Madeira e o Quarteto Maogani. Na quinta (6) quem sobe ao palco é Cristóvão Basto e Luzeiro de Paquetá.

“Nazareth desempenhou um papel decisivo na consolidação da música que se entendeu, pela primeira vez, como tipicamente brasileira. Sua obra traz, por um lado, um acabamento instrumental impecável, com uma escrita sofisticada e um domínio completo do “idiomatismo pianístico”. Por outro, revela uma sensibilidade profunda aos sons que vinham da rua, trazendo ao seu piano os novos ritmos e a maneira de tocar dos músicos populares”, conta Paulo Aragão, diretor artístico do projeto.

Maria Teresa (Silvana Marques)Cristovao Bastos II (Rodrigo Sabatinelli) pq

Maria Teresa, por Silvana Marques e Cristovao Bastos por Rodrigo Sabatinelli. Divulgação.

Tangos brasileiros, polcas e valsas compõem a maior parte da obra de Nazareth. O “abrasileiramento” desses ritmos, típicos do ambiente dos salões do século XIX, será enfocado no concerto de abertura da série, “Nazareth e Os Sons dos Salões”, trazendo Alexandre Dias, ao piano, e o trio Terno Carioca executando um repertório desses gêneros que, na obra do compositor, ganharam marcante sotaque brasileiro.

No dia 5, Maria Teresa Madeira, ao piano, e o Quarteto Maogani de violões apresentam a íntima relação da obra do compositor com a música clássica, seja pela influência de compositores como Chopin, Beethoven e Schubertou, ou da convivência com músicos como Heitor Villa-Lobos, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno e Luciano Gallet, no concerto“Nazareth e Os Sons dos Clássicos”.

O terceiro e último concerto, traz a receptividade de músicos populares às composições de Nazareth, em números que exprimem a riqueza e a versatilidade de um artista que gravitava entre o clássico e o popular. “Nazareth e Os Sons da Rua” terá Cristóvão Bastos, ao piano, e o grupo Luzeiro de Paquetá.

Maogani. Foto: Silvana Marques. Divulgação.
Maogani. Foto: Silvana Marques. Divulgação.

Serviço: “150 anos de Ernesto Nazareth”
Data: 4 a 6 de junho (terça a quinta) às 20 horas
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: À venda a partir de 1º de junho de 2013 (sábado) – R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalhos
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência.