17ª Semana da Francofonia.

Beethova Obas. Embaixada do Haiti. Divulgação.
Beethova Obas. Embaixada do Haiti. Divulgação.

A 17ª Semana da Francofonia ocupa diversos espaços da cidade de 18 a 24 de março. A programação traz música, teatro, exposição, mostra de cinema francófono, encontros gastronômicos, conferências, provas esportivas e bazar. O evento une cerca de quarenta embaixadas integrantes do Grupo da Francofonia, formado por países ligados à Organização Internacional da Francofonia (OIF). O espírito de liberdade, a solidariedade entre os povos, a democracia, os direitos individuais, a diversidade cultural e a pluralidade dos sotaques da língua francesa e dos seus idiomas parceiros são os focos principais.

A Semana da Francofonia conta com o apoio especial do CCBB – que acolherá a Mostra de Cinema Francófono e os shows de abertura e encerramento do evento – e com a coordenação geral da Embaixada do Haiti. A abertura acontece com o show do músico haitiano Beethova Obas, um grande nome da música francófona, que apresenta um trabalho mesclando blues, jazz crioulo e tons brasileiros. Oba é artista internacionalmente conhecido por sua luta em nome da paz e da tolerância.

A Mostra de Cinema Francófono exibe dez títulos recentes produzidos em países como Suíça, Tunísia, Bélgica, França, Marrocos, Canadá e Polônia. A artista belga Nicole de Schrevel, cuja trajetória inclui a prática de 35 anos de psicoterapia, exibirá seu trabalho calcado na figura humana. Os estudantes da UnB trarão o espetáculo À Petites Pierres ao teatro do togolês Gustave Akakpo, diversas vezes premiado.

O encerramento traz o show de Amandine Maissiat, cantora e compositora francesa que mescla o folk e o pop em voz, piano e instrumentos virtuais. O celebrado Bazar tem a participação de vários expositores com artesanato e produtos típicos de 24 países. A programação ainda conta com conferências, atividades gastronômicas, esportivas e a realização do 1º Torneio Internacional de Pétanque no Brasil, popular jogo criado na França, que hoje é praticado por pessoas de todo o mundo.

Programação:

Terça-feira, 18 de março
19h – Teatro I CCBB – Abertura para convidados

quarta-feira, 19 de março
10h – Instituto Rio Branco Itamaraty – Conferência sobre a Francofonia. Apresentada pela ministra Hélène Conway-Mouret, Delegada junto ao Ministro de Relações Exteriores dos Franceses no Exterior.
10h – CINEMA I CCBB – Win Win, de Claudio Tonetti – Suíça, 2013 I 97’- Livre (sessão escolar)
15h – CINEMA I CCBB – Os Silêncio do Palácio, de Moufida Tlatli – Tunísia, 1994 I 128′ I +14 (sessão escolar)
19h30– Teatro I CCBB – Abertura oficial para o público – Show do músico haitiano Beethova Obas

quinta-feira, 20 de março
10h – CINEMA I CCBB – O aniversário de Leila, de Rashid Masharawi – Tunísia, Palestina, Holanda, 2009 I 111’ I +14 (sessão escolar)
11h – Brasil 21 – Feira Universitária FFP-EDUMEDIA. Às 20h30, apresentação de três países francófonos: Bélgica, Canadá e França
14h – Estádio Mané Garrincha – visita guiada ao estádio (em francês) para os alunos do CIL do DF
14h – IESB Brasília – Gastronomia – Apresentação da viticultura suíça
15h – CINEMA I CCBB – Nas ondas da revolução, de Lionel Baier – Suíça, 2013 I 85’ I +12 (sessão escolar)
19h – Aliança Francesa – Apresentação teatral do espetáculo À petites pierres, de Gustave Akakpo (Togo), em parceria com a UnB – Universidade de Brasília
19h – A quinta corda, de Selma Bargach – Marrocos, 2010 I 98’ I +12
20h30 – Aliança Francesa – Exposição de pinturas da artista belga Nicole de Schrevel
21h – Pauline et François, de Renaud Fely – França, 2010 I 95’ I +14

sexta-feira, 21 de março
10h – CINEMA I CCBB – O que Traz Boas Novas, de Philippe Falardeau – Canadá, 2011 I 94’ I livre (sessão escolar)
11h – Aliança Francesa – Formação de professores de francês no léxico da Copa do Mundo de Futebol
15h – CINEMA I CCBB – A Infância do Mal, de Olivier Coussemacq – França, 2010 I 90’ I +14
18h30 – Embaixada da Suíça – Apresentação e degustação de vinhos suíços (para convidados)
19h – Teatro da Cooplem Idiomas – Ateliê de Teatro – Leitura dramática
19h – CINEMA I CCBB – A quinta estação do ano, de Jerzy Domaradzki – Polônia, 2012 I 96’ I +14
21h – CINEMA I CCBB – O que Traz Boas Novas, de Philippe Falardeau – Canadá, 2011 I 94’ I +14

sábado, 22 de março
08h – Estádio Gama SESI – Olimpíadas da Francofonia com os alunos do CIL – Centro Interescolar de Línguas (SEDF)
15h – CINEMA I CCBB – De muro a muro, de Patric Jean – Bélgica, 2008 I 90’ I +14
19h – CINEMA I CCBB – Pauline et François, de Renaud Fely – França, 2010 I 95’ I +14
21h – CINEMA I CCBB – Nas ondas da revolução, de Lionel Baier – Suíça, 2013 I 85’ I +12

domingo, 23 de março
10h-18h – Aliança Francesa – Bazar da Francofonia – Estandes de gastronomia, informações e artesanatos dos países participantes.
15h – CINEMA I CCBB – Festival de cinema francófono legendado – Win Win, de Claudio Tonetti – Suíça, 2013 I 97’-Livre
17h – CINEMA I CCBB – Os barões, de Nabil Ben Yadir – Bélgica, 2009 I 111’ I +14
21h – CINEMA I CCBB – A Infância do Mal, de Olivier Coussemacq – França, 2010 I 90’ I +14

segunda-feira, 24 de março
16h – Teatro I do CCBB – Concerto de encerramento – Maissiat

ATRAÇÕES

BEETHOVA OBAS
Cantor, compositor e instrumentista, nascido no Haiti, em 1964, filho de um pintor e músico morto pelo regime do ditador Duvalier em 1969. Sua música divulga mensagens de paz e tolerância. Seu primeiro disco foi lançado em 1990, Le chant de liberté, mas foi com o segundo Si (1993) que atingiu o topo e chegou à Europa. Seguiram-se La Presse (1996), que contava com uma interpretação picante de Couleur Café, de Serge Gainsbourg, e Planet là (1999), dedicado a um tema particularmente importante para ele, o meio ambiente. Com Kè’m Poze (2003), cuja tradução quer dizer “Estou sereno”, confirmou um estilo que se tornou sua assinatura, o CUBHABRA, uma mistura sutil de ritmos cubanos, haitianos e acordes brasileiros. Além deste, lançou ainda Futur (2010) e Beto (que reúne suas canções mais populares ao longo de 22 anos de carreira, escolhidas pelo público por meio de votação pela internet). Tem rodado o mundo, recebendo prêmios e apresentando-se em festivais, como o Montreal Jazz Festival. Em 2006, foi nomeado Embaixador pela Paz pela OEA – Organização dos Estados Americanos. Em 2010, foi convidado de honra do Concerto Liège Ajuda Haiti, na Bélgica.

NICOLE DE SCHREVEL
Artista nascida na Bélgica, sempre teve grande curiosidade em conhecer outros lugares. Viajou pela África, Estados Unidos, América do Sul e muitas vezes pela Europa. Formada em Ciências Humanas, pratica psicoterapia há 35 anos. Paralelamente, desenvolve um trabalho artístico. Frequentou ateliês de vários artistas e fez numerosos estágios internacionais. Sua fonte de inspiração é o ser humano, despojado de suas máscaras e papeis sociais. Ela busca o momento, a surpresa, a inquietação, o humor. Todos seus personagens inspiram bondade e ternura. Sua pesquisa atual é despojar a figura de todo o supérfluo para encontrar o que há de único em cada ser humano. Basicamente autodidata. Integra o Instituto Belga de Gestalt-Terapia.

À PETITES PIERRES, DE GUSTAVE AKAKPO
Espetáculo teatral que leva para a cena um fato real. A história se passa num vilarejo na África. Uma moça que não enxerga o mal, sucumbe aos avanços de um jovem. Esse mal sucedido golpe é só o começo de um grande drama que se abaterá sobre sua vida. O fato vai chamar a atenção dos homens da comunidade que sentem que sua honra precisa ser recobrada. Até que numa noite seu amante decide tentar salvá-la e se disfarça de mulher para entrar no quarto em que era mantida presa. Para isso, se associa a um inimigo jurado e assim reencontra o amor da adolescência.
O autor, Gustave Akakpo, nasceu em Togo (1974), é também ilustrador, contista, ator e animador cultural. Atualmente, é presidente da Associação de Escritores de Togo. Em 2004, recebeu o Prêmio SACD de Dramaturgia Francófona pela peça La Mère. O texto A Petites Pierres recebeu o Prix d’écriture théâtrale de Guérande.

MAISSIAT
Jovem cantora e compositora nascida em Lyon, na França. Desde pequena encantou-se pela música. Ganhou um piano ainda criança e começou a estudar. Em 2005, a banda de rock Subway buscava uma nova vocalista. Maissiat chegou com sua personalidade e suas músicas. Em 2007, ainda com a banda, lançou L’Intranquille. Em 2009, decidiu seguir carreira solo. Abandonou tudo e passou três anos compondo e aprimorando suas canções, até que lançou Tropiques, que apresenta 10 músicas extremamente sensuais. O novo trabalho mistura harmonias vocais, piano e instrumentos virtuais, um universo inspirado tanto na música popular quanto em Chopin. O amor é temática incontornável, com um lirismo e melodias delicadas que, às vezes, oculta suas garras.

BAZAR DA FRANCOFONIA – Mais uma edição do famoso bazar, dessa vez, na Aliança Francesa de Brasília. Com mais de 24 países participantes e vários expositores, a edição de 2014 contará com uma grande variedade de gastronomia, produtos típicos e exclusivos de cada país, roupas, acessórios, discos, música ao vivo, dentre outros. Como atividades extras, o 1º Torneio Internacional de Pétanque, Bingo e uma área de brinquedos para crianças de todas as idades.

1º TORNEIO INTERNACIONAL DE PÉTANQUE – Popular jogo da França é paixão de cerca de 17 milhões de pessoas no país, principalmente durante as férias de verão. Também é amplamente conhecido na Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. A forma atual do jogo surgiu em 1907, em La Ciotat, em Provence, no sul da França. O Campeonato Mundial de Pétanque é a competição internacional de nações e ocorre a cada dois anos, enquanto o principal torneio individual de Pétanque ocorre todos os anos em Marselha, com mais de 10 mil participantes e mais de 150 mil espectadores. Na Aliança Francesa de Brasília foi criado o primeiro campo oficial do jogo no país. Ali acontecerá o 1º Torneio Internacional de Pétanque do Brasil, contando com mais de 80 participantes.

SINOPSES FILMES

Nas ondas da revolução – Suíça, 2013 I 85’ I +12
Dir. Lionel Baier
Nessa comédia, ambientada em abril de 1974, dois jornalistas de uma rádio suíça são enviados a Portugal para uma reportagem política. Mas, apesar de todo o empenho com a matéria, não há opção senão abortar a missão devido às tensões locais. Porém, apesar da intenção de desistência, a Kombi em que eles viajam acaba sendo carregada pela onda da História para dentro da Revolução dos Cravos.

Win Win – Suíça, 2013 I 97’- Livre
Dir. Claudio Tonetti
Dois amigos, Paul Girard, prefeito de Delémont e Liu, um relojoeiro chinês decidem organizar a semifinal do concurso de Miss China na Suíça. Graças a este projeto original e mediático, Paul espera poder se candidatar a deputado, candidatura essa que lhe é recusada pelo seu partido político, e Liu abrir o mercado chinês dos relógios de luxo.

A quinta estação do ano – Polônia, 2012 I 96’ I +14
Dir. Jerzy Domaradzki
Parece que tudo os separa – vêm de diferentes grupos sociais, possuem diferentes valores e experiências. Witek – viúvo, motorista profissional, que fez milhares de quilômetros, porém, nunca saindo da sua terra natal, a Silesia. Barbara – uma aposentada professora de música, que ainda sofrecom a perda do seu amado marido, com qual passou os melhores momentos da sua vida. Justamente para cumprir o último desejo do marido e espalhar suas cinzas no mar, ela solicita ajuda de Witek. É durante esta surpreendente viagem até o outro lado da Polônia, que os dois vão criar um laço de amizade que os ajudará a ultrapassar todas as diferenças.

A quinta corda – Marrocos, 2010 I 98’ I +12
Dir. Selma Bargach
Malek tem 18 anos e sonha em se tornar um grande músico, porém sua mãe prefere que ele faça um curso superior. Ao olhar o filho, a mãe relembra o próprio pai, já falecido, que foi músico, mas nunca venceu na vida e nem mesmo conseguia prover as necessidades básicas para sua família. O que ninguém contava é com a visita do tio Amir, mestre de música que decide revelar a Malek o segredo da quinta corda.

Os Silêncios do Palácio – Tunísia, 1994 I 128′ I +14
Dir. Moufida Tlatli
Filha de empregada e de pai desconhecido, Alia deixa o marido e volta ao palácio onde viveu sua adolescência, quando morre o príncipe. Em meio à decadência da mansão real, lembra-se do passado, da relação proibida com Sarra, filha do príncipe, e busca a identidade de seu pai.

O aniversário de Leila – Tunísia, Palestina, Holanda, 2009 I 111’ I +14 (sessão escolar)
Dir. Rashid Masharawi
Abu Leila que atuou durante dez anos como juiz em um País árabe voltou a Ramallah para pôr suas habilidades a serviço da Autoridade palestina. Mas, enquanto espera por um cargo, tem que trabalhar como motorista de táxi. No dia do aniversário de sua filha, Leila, ele promete que voltará mais cedo pra casa, no entanto, vários imprevistos vão acontecer.

A Infância do Mal – França, 2010 I 90’ I + 14
Dir. Olivier Coussemacq
Céline, uma órfã de quinze anos, fugiu de seus tutores. Ela está morando nas dependências de uma casa burguesa, sem o conhecimento de seus proprietários: o juiz Van Eyck e sua esposa. Descoberta uma noite, Céline faz com que seja aceita, seduzindo seus novos anfitriões dia após dia. Até que uma série de revelações faz com que o casal comece a observar a presença da menina com outros olhos.

Pauline et François – França, 2010 I 95’ I +14
Dir. Renaud Fely
As famílias têm hábitos difíceis de destruir. A de François não é exceção. À sua volta, ninguém previa a chegada de uma mulher em sua vida. Pauline e François se entregam a uma história tão bela como inesperada e esta felicidade os liberta.

O que Traz Boas Novas – Canadá, 2011 I 94’ I +14
Dir. Philippe Falardeau
Durante um inverno rigoroso em Montreal, uma classe da escola primária fica chocada após a morte trágica da professora. Bachir Lazhar, um imigrante argelino carismático, se torna o substituto. Ele deve manter sua vida pessoal escondida: ele está buscando refúgio político no Canadá e, como as crianças, sofreu uma perda terrível.

Os barões – Bélgica, 2009 I 111’ I +14
Dir. Nabil Ben Yadir
Para ser um barão, na vida, você tem que ser tão inativo quanto possível. O barão mais ambicioso sou eu, Hassan. Meu sonho é fazer as pessoas rirem. Mas ‘piadista’, para o meu pai, não é um trabalho. O segundo problema é Malika, a estrela do bairro por quem sou apaixonado há anos. E Malika é a irmã do meu amigo Mounir. Por ele, continuaríamos barões, para sempre. O que não bate com o meu objetivo. Porque para ter sucesso, é preciso deixar o bairro, mas não se deixa o bairro, você tem que escapar.

De muro a muro – Bélgica, 2008 I 90’ I +14
Dir. Patric Jean
Do antigo muro de Berlim à nova clausura de Ceuta, na África, este road-movie nos permite atravessar a Europa. Quatro fronteiras e um só eixo: uma sociedade multi cultural, rica, com suas diversidades, apesar de suas tradições de rejeição. Do norte ao sul, o filme oferece encontros, repletos de humor e de ternura, de homens e mulheres que compõem com energia e generosidade uma nova sociedade. Longe de clichês, o filme possui um olhar otimista e por vezes gritante sobre a Europa e sua imigração.

2_Maissiat_crédit  R. Lugassy

Serviço: 17ª Semana da Francofonia
Data: De 18 a 24 de março
Endereços:
ALIANÇA FRANCESA – Av. W4 EQ 708/907 Sul Lote A, Brasília/DF
ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA – SDN/Asa Norte, Brasília/DF
BRASIL 21 – SHS Quadra 6/Asa Sul, Brasília/DF
INSTITUTO RIO BRANCO – Setor de Administração Federal Sul – Quadra 5, Lotes 2/3 – Asa Sul
CCBB – SCES, Trecho 2, lote 22, Brasília/DF – Tel.: [61] 3108 7600
CIEF / CIL 01 – SGAS 907/908 Módulo 25/26, Brasília/DF
COOPLEM IDIOMAS – SCRLN Quadra 711, Bloco C, Loja 50, Ent. 0 – Asa Norte, Brasília – DF
IESB – SGAN 609, conjunto D, L2 Norte, Brasília, DF – Tel.: [61] 3340 3747
Mais informações: www.semanadafrancofonia.org.br

Foto: Amandine Maissiat, por R. Lugassy. Divulgação.