1ª Mostra Curtas Paranoá acontece neste sábado com entrada franca.

1º de outubro.

O Último Natal. Divulgação.
O Último Natal. Divulgação.

A 1ª Mostra Curtas Paranoá ocorre no sábado (1º de outubro) no CEDEP (Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá) com entrada franca. O evento deseja incentivar a produção audiovisual local. A programação traz premiação, rodas de debates com realizadores e a apresentação de seis curtas-metragens.

Destaque da mostra, o curta-metragem “A Vida Tem Dessas Coisas” retrata em 17 minutos a relação distante de uma mãe e filho que vivem em cidades separadas. Em um período em que não existia celular, a mãe tenta desesperadamente falar sem êxito com seu filho por um orelhão. Ele, morador do Paranoá, no Distrito Federal. Ela, a quilômetros de distância tentando levar a vida no interior do nordeste. A falta de comunicação, a frustração, a distância e outros fatores que permeiam esta relação são destaques da sensível produção de Januário Jr. O diretor valeu-se de sua própria cidade, o Paranoá, como cenário. No elenco, o ator global Marcello Melo Jr dá vida ao protagonista. A mãe é interpretada pela atriz brasiliense Silvia Paes.

Já “O Último Natal” conta a história de duas crianças que ficam tristes por terem que passar a noite de Natal sozinhas. O enredo revira quando elas recebem uma mágica e surpreendente visita. A direção é de Fáuston da Silva, conhecido pelo premiado “Meu Amigo Nietzsche”.

“#Ocupação”, de Rodrigo Huagha e Gustavo Serrate, tem como foco a invasão de um prédio abandonado na capital federal. Forçados a deixar o local pela violenta polícia, os ocupantes tentam ao máximo resistir.

Para fechar a programação da mostra, “À Margem do Universo”, de Tiago Esmeraldo, irá entrar num mundo de ficção científica permeado por dois seres alienígenas que desembarcam na Terra.

Filmes selecionados:

À Margem do Universo
Brasíla (DF), 2016, 20 minutos
Nome do diretor: Tiago Esmeraldo
Elenco:Petra Sunjo, Inikiru Suruawaha, Genivaldo Sampaio, Andrade Junior e Juliana Drummond
Categoria: ficção
Classificação livre
Sinopse: Dois seres alienígenas desembarcam na Terra e o que seria uma rotineira investigação arqueológica em um planeta com população extinta, torna-se a descoberta do maior tesouro da galáxia.

#Ocupação
Curta-metragem
Brasília (DF), 2016, 15 minutos
Direção: Rodrigo Huagha e Gustavo Serrate.
Elenco: Elias Rodrigues, Jessica Cardoso , Antonia Vilarinho, Pablo Peixoto, Nobu Kahi , Allex Medrado e Marcus Silveira
Não recomendado para menores de 12 anos.
Sinopse: Um prédio abandonado no centro da capital do país. Uma construção que não cumpre sua função social. Um pequeno grupo de ocupantes estão prestes a serem retirados pela polícia e pelo estado. Exaustos e trancafiados dentro de um quarto, discutem as possibilidades do desistir ou se devem continuar o resistir.
Do lado de fora, política, violência e opinião pública, todos estão contra eles, e tentam forçá-los a abandonar o prédio. Resistir essa é a palavra de ordem.

O Último Natal
Direção: Fáuston da Silva
Brasília (DF), ficção, 25 minutos
Elenco: Andrade Júnior, Genivaldo Sampaio, Anacleto Neto, Yulle Hannah, Amanda Alvares, Isís Leão, Giovanna Estima, Lucy Souza , Mário Wilson.
Classificação livre.
Sinopse: Duas crianças ficam tristes por terem que passar sozinhas a noite de Natal. Mas recebem uma mágica visita.

A Vida Tem Dessas Coisas
Direção: Januário Jr.
Brasília (DF), ficção, 17 minutos
Elenco: Silvia Paes, Marcello Melo Jr. , Jefferson Leão, Andréa Alfaia, João Gott , Tauã Franco, Tiago Santos TG, Tullio Guimarães.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Sinopse: Uma ligação interurbana via orelhão entre mãe e filho precisa acontecer. Porém, entre os dois, existe um mundo de circunstâncias e de fatos que vai além da distância que os separam, das coisas que essa distância não os permite vivenciar e das surpresas do destino.

Filmes convidados:

À Flor da Pele
Direção: Mayara Reis Mendes Amorim
Brasília (DF), ficção, 4 minutos
Não recomendado para menores de 12 anos.
Sinopse: Uma confusão no estacionamento de um supermercado levará uma mulher ao departamento de segurança.

Conexões
Elenco: Edmar de Oliveira e alunos do Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas
Brasília (DF), ficção, 4 minutos
Classificação livre
Sinopse: Troye é um garoto comum que adora jogos on-line. Como vários adolescentes, também gosta de acessar redes sociais, postar fotos, curtir e compartilhar ideias. Fica a maioria de seu tempo conectado a internet. Ele levava uma vida normal até que um grupo de colegas começa a atormentar sua vida real e virtual. Atitudes negativas começam a surgir, fazendo com que ele tome uma decisão sem compartilhar com sua mãe e amigos verdadeiros. Uma conexão que não termina bem.

A vida tem dessas coisas. Foto: Júlio Andreo.
A vida tem dessas coisas. Foto: Júlio Andreo.

Serviço: 1ª Mostra Curtas Paranoá
Data: 1º de outubro (sábado) a partir das 19 horas
Local: CEDEP – Quadra 9, conjunto D, área especial 1 (Paranoá)
Entrada franca (sugere-se levar um quilo de alimento não perecível).
Informações: (61) 3369-2544
Classificação indicativa: 14 anos.