Espetáculo “2 Mundos” da Cia Lumiato faz reflexão sobre a colonização de povos

25 de setembro (sábado) às 20 horas no YouTube.

Divulgação.

Neste sábado (25), encerrando a programação do projeto de ocupação do Complexo Cultural Planaltina “Teatro de Sombras em Planaltina”, a Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas (DF) apresenta o espetáculo “2 Mundos” às 20 horas no canal da Companhia no YouTube, com direito a bate-papo após apresentação e acessibilidade em libras.

O espetáculo conta a história do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Um trabalho artístico que convida o espectador a entrar no espaço cênico ampliando a percepção dos sentidos e vivendo de perto a performance dos atores sombristas, a partir da história da colonização da América e dos territórios do mundo todo. 

Utilizando a linguagem do teatro de sombras moderno e a estética do cubismo para complementar a narrativa das imagens que contam a história, o espetáculo não faz uso da palavra e explora recursos audiovisuais, tendo a música como elemento fundamental para aprofundar os diferentes sentimentos que atravessam as cenas e levam a um clima de intimidade com o espectador. 

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, a execução de todo o projeto de ocupação no Complexo Cultural seria presencial, mas com a necessidade de retomar o isolamento social e o consequente fechamento dos espaços culturais, a Cia Lumiato adaptou o “Teatro de Sombras em Planaltina” para o ambiente virtual. 

De acordo com Thiago Bresani, ator sombrista que divide o palco e a direção da Cia Lumiato com Soledad Garcia, “as apresentações no formato audiovisual, oferecem ao público uma nova perspectiva de experienciar a performance dos atores, sem deixar de fora a beleza e a poesia inerentes ao teatro de sombras. Além de possibilitarem a participação de pessoas que residam em diferentes partes do Distrito Federal, ou até mesmo do Brasil”, afirma.

Espetáculo 2 Mundos
25 de setembro (sábado) às 20 horas
Onde: Youtube da Cia Lumiato (linktr.ee/cialumiato)
Entrada franca. Não recomendado para menores de 10 anos.