29ª Feira do Livro, de 8 a 17 de outubro no ExpoBrasília.


Divulgação.

A 29ª edição da Feira do Livro de Brasília terá casa nova este ano. O evento que reúne cerca de 15 mil pessoas por dia sairá do Shopping onde tem sido realizado nos últimos anos e vai para o ExpoBrasília no Parque da Cidade. A feira acontece entre os dias 8 de 17 de outubro e para acertar os detalhes do evento, o Secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, e o presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF), Anderson Batista, se reuniram na manhã desta quarta-feira (18).

Também participaram do encontro, representantes do Congresso Latino americano de Compreensão da Leitura, evento simultâneo à Feira. Com a mudança no espaço físico do evento, a precisão da organização é que a Feira cresce ainda mais. A expectativa é lançar o manifesto Brasília Capital do Livro e da Leitura.

Neta edição, o evento coincide com a Semana Nacional do Livro e da Leitura, com o Dia das Crianças e com o Dia do Professor.

O Secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, declarou seu apoio ao evento e ao manifesto que pretende tornar Brasília Capital do Livro e da Leitura. “A Feira acontece em uma semana muito importante onde são comemorados os dias das crianças e dos professores. É preciso estimular o hábito da leitura desde cedo, papel fundamental de nossos educadores. A Feira sempre atrai muitos alunos acompanhados de seus mestres. Neste ano eles terão um motivo a mais, comemorar seu dia num espaço voltado ao saber”, destacou.

Ainda segundo Gorgulho, “é preciso ampliar ainda mais a Feira. A Secretária de Cultura, por meio da Mala do Livro, desenvolve um trabalho muito importante de incentivo à Leitura nas comunidades e por meio de suas unidades nas estações do Metrô. Podemos realizar oficinas, performances, filmes e saraus nestas estações, durante o período do evento”, completou.

O presidente da CLDF, Anderson Batista, agradeceu o empenho da Secretária de Cultura em promover o evento. “O saldo de nosso encontro não poderia ser mais positivo. Aqui, diante de vocês, enxergo pares. Pessoas que buscam as mesmas coisas. O comprometimento da Secretaria de Cultura é fundamental para a realização da Feira. Parceria que se estreita a cada ano”, declarou.

Dirigentes da Câmara do Livro se reuniram com o Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, professor Antônio Miranda, para tratar de uma possível parceria da Feira com a Bienal Internacional de Poesia de Brasília, prevista para o mesmo período.