3º Festival de Ceviches vai de 24 de setembro a 3 de outubro no El Paso Latino.

Marisco al tamarindo. Foto de Telmo Ximenes.

O restaurante El Paso Latino promove o terceiro Festival de Ceviches, de 24 de setembro a 3 de outubro. O chef David Lechtig preparou um cardápio com dez novos tipos de ceviche que vai do tradicional, com pescado branco, a criações com vieiras e atum com wasabi (cozinha fusion nipoperuana) acompanhados de uma novidade, cancha salada (milho peruano torrado).

O ceviche é o mais popular dos pratos peruanos e tem várias versões históricas para sua origem: uns dizem que é mistura do Sashimi, consumido por pescadores japoneses trabalhando na costa peruana no início do sec.XX, com os tradicionais temperos Criollos do país; outra historia de pescador fala em marinheiros ingleses que pediam no porto de Callao por “sea fish”. Porém, a mais aceita é que o Ceviche é derivado de um prato Mouro trazido pelos espanhóis chamado “Sei-vech”, que tem as mesmas características do atual, este consiste em curtir lascas de filé de peixe ou frutos do mar em suco de limão e temperá-los com cebola roxa, Ajis (pimentas) Amarillo (mais suave) ou Rojo (forte) e outros temperos.

O ceviche tem sido considerado uma nova revolução gastronômica, assim como ocorreu com o sushi e o sashimi nos anos 90. Chefs de projeção internacional, como o peruano Gastón Acurio, dizem que o prato vai mudar a maneira de comer do mundo ocidental. A popularização do ceviche fora da comunidade latina começou nos Estados Unidos, nos anos 80, quando os sabores do Caribe conquistaram a Flórida, em pratos reeditados por pelo chef Douglas Rodriguez, no estilo que ficou conhecido como Nuevo Latino.

Para esta edição, além dos ceviches, o festival vai incluir piqueos (petiscos peruanos) e piscodrinks (bebidas preparadas a base de pisco, aguardente de uva típica do Peru). “Queremos difundir a cozinha peruana e a forma que encontramos foi diversificar as opções durante o festival. O ceviche já é bem conhecido, queremos que as pessoas provem outras iguarias“, comenta o chef.

David Lechtig. Foto de Telmo Ximenes.

O festival vai ser servido em combinados (R$ 39,00) compostos por dois sabores de ceviche à escolha do cliente e três piqueos tradicionais do Peru, escolhidos pelo chef: um tiradito de pescado a La huancaina, uma causa de siri e um anticucho de cerdo.

Para quem deseja provar o pisco, bebida tradicional do Peru, o chef David Lechtig oferece versões de piscodrinks a preço único: R$ 13,90 cada. São refrescantes e perfeitos para os dias secos que anda fazendo na Capital. Entre os drinks, desde os tradicionais Pisco Sour e Algarrobina até alquimias contemporâneas como Pisco Punch (abacaxi), Pisco Pasion (maracujá) e Pisco de Frutas Rojas (frutas vermelhas).

Piscodrinks. Foto de Telmo Ximenes.

A lista de ceviches é longa e dá água na boca:

-En salsa norteña – Robalo ao molho de 3 pimentas típicas do norte peruano (aji amarillo, aji panca e rocoto).

-Mix de pescados blancos – Robalo, Saint Peter e anchova negra marinados em limão e temperados com aji amarillo, aji rojo, cebola roxa e coentro.

– Atum nipo-peruano – Atum marinado em limão, cebola roxa, aji amarillo, aji rojo e teriyaki. Finalizado com emulsão de Wasabe e azeite de gergelim.

-Vieiras en aji amarillo – Vieiras marinadas em limão com molho picante de pimenta amarela, coentro e cebola roxa.

-Salmão en salsa de rocoto – Salmão rapidamente marinado em gengibre, limão e aipo, temperado com molho tradicional de pimenta vermelha, cebola roxa e salsinha.

-Mixto em pisco sour – Robalo, lula, Camarões, polvo e mexilhões marinados em limão e servidos ao molho da típica bebida peruana, cebola roxa e coentro.

-Duo em salsa cremosa de apio – Linguado e polvo temperados em molho cremoso de aipo e pimenta verde, cebola roxa e salsinha

-Ceviche seco de camarones – Camarões empanados em panko (farinha japonesa), com aji amarillo e rojo, cebola roxa e limão.

-Mariscos al tamarindo – Atum, camarões e mexilhões temperados em limão, alho assado e polpa de Tamarindo; com cebola roxa e coentro.

-Salmão en salsa agridulce – Salmão marinado em limão, gengibre e cebola roxa, servido ao molho de geléia de pimenta.

Piqueos:

Tiradito cucharero a la Huancaina – Robalo em finas lascas coberto em molho cremoso de Aji Amarillo e queijo.

Causa de Siri – massa de batata temperada com limão e ajis peruanos, coberto com salpicão de siri

Anticucho de Cerdo – espetinho de lombo de porco flambado em molho criollo a base de cerveja, aji panca (pimenta peruana seca), alho e cominho.

Serviço: III Festival de Ceviches do El Paso Latino

De 24 de setembro a 3 de outubro

El Paso Latino – 404 Sul

Funcionamento: Terça a Domingo

Horário: 12h às 15h / 18h às 00:30 hs

Reservas: (61) 3323-4618