Começa hoje, em Brasília, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO.

    Congresso Nacional. Foto de Caio Reisewitz.

    Brasília sediará até o dia 3 de agosto a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial.

    O primeiro resultado da reunião será conhecido logo na manhã desta segunda-feira (26), às 11h, quando o Brasil e a Unesco, assinarão o protocolo de criação do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, que terá sede no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

    O Centro é produto do esforço brasileiro para a cooperação técnica internacional e foi aprovado na 35ª Conferência Geral da Unesco, realizada ano passado na França. Entre suas missões estratégicas estão a capacitação profissional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão do patrimônio, que pode ser considerado um recurso de promoção do desenvolvimento das nações. O Centro brasileiro vai capacitar também técnicos da América Latina e países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

    Em suas ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro tem como foco a implementação das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972, para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 2003, e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.
    Encontro reúne especialistas em Patrimônio de todo o mundo
     
    Nos 10 dias de reunião, cerca de 800 representantes dos 187 Estados Partes vão analisar a possibilidade de inclusão e extensão de território de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O grupo também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir se incluem nessa lista novos bens que necessitem de atenção especial.
     
    Ao se tornar Estado Parte, cada nação assume o compromisso de identificar possíveis novos candidatos à lista de preservação e a proteger aqueles considerados Patrimônios da Humanidade. Ao todo, 148 países têm 890 bens na Lista do Patrimônio Mundial, 17 no Brasil, que não possui nenhum patrimônio em risco e deve ter avaliada este ano a candidatura da Praça de São Francisco, no município de São Cristóvão, em Sergipe.
     
    As reuniões da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO serão realizadas a portas fechadas e comunicados informarão as possíveis alterações na lista de bens ou nos critérios adotados pelo Comitê do Patrimônio Mundial.
     
    Além de avaliar o estado de conservação dos sítios que são patrimônio mundial e a inclusão de novos bens na lista, o Comitê vai eleger seu novo presidente e deliberar sobre as propostas de caráter técnico apresentadas pelas delegações.
     
    Sítios Brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Natural
    1.      Parque Nacional de Iguaçú (PR)
    2.      Costa do Descobrimento (MA e ES)
    3.      Reservas da Mata Atlântica (SP e PR)
    4.      Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal Matogrossense (MT e MS)
    5.      Áreas Protegidas do Cerrado Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO)
    6.      Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
    7.      Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

    Sítios brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Cultural
    1.      Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Outro Preto (MG)
    2.      Centro Histórico de Olinda (PE)
    3.      As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
    4.      Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG)
    5.      Centro Histórico de Salvador (BA)
    6.      Plano Piloto de Brasília (DF)
    7.      Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
    8.      Centro Histórico de São Luís (MA)
    9.      Centro Histórico de Diamantina (MG)
    10.     Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)
     
    Página oficial:

    http://www.34whc.brasilia2010.gov.br/