46º Festival de Cinema de Brasília abre inscrições para mostras competitivas.

Festival-de-Brasília-do-Cinema-Brasileiro-Foto-Renato-Acha

Renato Acha

“Este é o momento de maior alcance da cultura de Brasília em seu diálogo com o País. O Festival de Cinema de Brasília é um espaço de debate sobre a produção do cinema e audiovisual no Brasil, em um encontro de excepcional valia.” Destacou Hamilton Pereira, Secretário de Cultura do DF, em coletiva realizada nesta terça (7).

O encontro marcou a abertura das inscrições para as Mostras Competitivas do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 17 a 24 de setembro no Cine Brasília.  Poderão se inscrever curtas e longas metragens de ficção e documentários e curtas de animação, num total de 30 produções – preferencialmente inéditas. A premiação total é de R$ 700 mil.

Os realizadores terão até o dia 25 de junho para fazer as inscrições e a divulgação dos selecionados está marcada para o dia 18 de julho. O edital foi lançado e está disponível no site www.festbrasilia.com.

Hamilton Pereira.
Hamilton Pereira.

O Cine Brasília passa por reforma e restauração do visual original, acessibilidade ampliada, com banheiros, rampas de acesso e espaço físico para cadeirantes. “O Cine Brasília recupera a fisionomia original. O painel de Athos Bulcão foi retirado e será devolvido para o lugar onde estava.” Revela Hamilton Pereira.

“Teremos cuidado com a lotação de pessoas no Cine Brasília, porque o Corpo de Bombeiros vai estar muito atento. As reprises serão no CCBB.” Enfatiza o coordenador da Festival, Sérgio Fidalgo.

Sérgio Fidalgo.
Sérgio Fidalgo.

A mostra vai exibir seis longas de ficção e seis documentários, seis curtas de ficção, documentário e animação, respectivamente. A Mostra Brasília também ocorre no Cine Brasília, sempre das 14:00 às 16:30. São 18 anos da iniciativa, que vai ganhar aumento da minutagem. Em 2012 foram 420 minutos de filmes exibidos no Festival e neste ano serão 600 minutos. Os filmes a serem inscritos não precisam ser inéditos.

A programação paralela do Festival traz ainda oficinas de Roteiro, com o escritor, cineasta e roteirista José Roberto Torero; Direção, com o cineasta Jorge Bodanzky; Trilha Sonora para Cinema, com o compositor, arranjador e professor David Tygel; e Finalização Digital, com o montador e diretor Rubens Hirsch.

As tardes reservam quatro seminários dedicados a discutir temas relacionados à produção brasileira e às várias linguagens que a têm caracterizado. O Seminário “Estratégias para o Desenvolvimento das Pequenas Empresas do Audiovisual Brasileiro” (com Marcos Ligocki) reunirá, nos dias 18 e 19 de setembro, diferentes visões do futuro da produção brasileira, abordando temas como a conjuntura econômica, a distribuição cinematográfica, a inserção das cinematografias regionais e estratégicas para o desenvolvimento audiovisual.

Já “Olhares Multiculturais – O Cinema Brasileiro no Estrangeiro” (Tânia Montoro) vai analisar, no dia 20 de setembro, os estudos teóricos que têm sido produzidos no exterior sobre o cinema nacional. Em 21 de setembro será a vez de “Humor e Comicidades” (Tânia Montoro), dedicado a pensar o riso e o risível em várias modulações na cultura cinematográfica nacionais. E no dia 23 de setembro, “Cinema em Alto e Bom Som” (Tânia Montoro) debaterá a relação entre o cinema brasileiro e a memória musical.

trofeu_candango

Serviço:  46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Data: De 17 a 24 de setembro

Local: Cine Brasília (EQS 106/107)

Informações: 3325.7777

Informações e inscrições: www.festbrasilia.com.br