Câmara lança o 6º Desafio dos Escritores.

    O Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados informa que estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o 6º Desafio dos Escritores. Nessa edição, que começa no dia 1º de agosto e terá todas as atividades realizadas pela internet, o evento contemplará os seguintes gêneros: conto, romance, poesia, crônica, soneto, cartas, esquetes de teatro, humor, infanto-juvenil e discurso.

    Aberto a todo o Brasil, o Desafio é composto por uma oficina a distância, em que um grupo de jurados (professores, críticos, escritores e leitores) julgam e comentam os trabalhos produzidos semanalmente pelos participantes a partir de uma Provocação Semanal (tema proposto pelos organizadores, sempre novo e surpreendente, para a produção do texto). Dessa forma, os avaliadores transformam-se em professores a distância que, no conjunto de seus comentários, ensinam a técnica, a linguagem e o que funciona ou não para o leitor comum.

    Para se inscrever, envie e-mail para literaturadecamara@uol.com.br, com os seguintes dados:

    Pseudônimo;

    Nome;

    Endereço;

    CEP;

    Cidade;

    Estado;

    Telefone (fixo e celular);

    E-mail;

    Idade;

    Grau de formação.

    Produção de texto – Só serão aceitos trabalhos inéditos, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com, no máximo, 2013 palavras (tamanho de texto padrão), rigorosamente dentro dos temas ou desafios propostos, sob pena de sumária exclusão na etapa em questão. Nessa edição, não haverá eliminações e o vencedor será aquele que obtiver maior soma dos totais de cada uma das etapas.

    Premiação – O vencedor ganhará um troféu simbólico e seu texto será divulgado no site Literatura de Câmara. Os organizadores lembram que o Desafio requer participação intensa, com tarefas ininterruptas até o fim da oficina, que tem duração de dez semanas.

    Vantagens – A grande vantagem de um concurso nesse formato é que o autor iniciante ou ainda não firmado na carreira recebe semanalmente, de leitores especializados, uma crítica honesta sobre seu trabalho. Com isso, saberá quando sua escrita foi bem sucedida ou o que é preciso para melhorá-la. A maioria dos novos escritores tem grande dificuldade em receber esse tipo de retorno, pois todos os concursos limitam-se a premiar os vencedores. No Desafio, serão dados bons indícios para o autor avaliar-se e aprimorar-se.