Pirenópolis celebra a literatura em festa.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Pirenópolis). Fotos: Renato Acha
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Pirenópolis).

Renato Acha

A Flipiri é um dos maiores eventos voltados à literatura no Brasil, momento de celebração da leitura e das artes. A Festa Literária de Pirenópolis acontece de 30 de abril a 3 de maio e tem como destaques as presenças dos convidados Inácio Loyola Brandão e do autor e ilustrador norte-americano Todd Parr, que visita o país pela primeira vez para participar do segundo encontro de ilustradores, ao lado de outros sete artistas de renome, como Walter Lara, que vai ministrar uma oficina focada na ilustração de pássaros e animais.

“Quando recebi a notícia entrei em transe e aceitei como verdadeiro Homo Cerratense“, brinca Elder Rocha Lima, homenageado ao lado de Inácio Loyola Brandão, outra presença obrigatória no evento. Inácio esteve presente na primeira e segunda edições e estava ansioso para voltar neste ano. Como o tema desta Flipiri é “Literatura e Viagem”, o escritor do recém lançado “O Mel de Ocara – Ler, Viajar e Comer” não poderia ficar de fora.

Elder Rocha Lima,, um dos homenageados da
Elder Rocha Lima, um dos homenageados da 6ª Flipiri.

A cerimônia de abertura ocorre no dia 30 de abril e vai enfatizar ações estruturantes de leitura, com base nas viagens pelo cerrado, cinema e literatura, sob a batuta do Instituto Casa de Autores. “Um coletivo formado por cerca de vinte escritores de Brasília, que são entusiastas e fazem o trabalho pesado da Flipiri”, conta Iris Borges, curadora do evento.

A Flipiri movimenta Pirenópolis e dez povoados vizinhos ao município goiano. “O trabalho tem inicio nas casas e escolas. Precisamos nos apropriar do processo de leitura, absorver o que está escrito e passar este conteúdo como uma osmose para dentro de nós, como os alimentos. A gente é o que a gente come, a gente é o que a gente lê”, enfatiza Iris Borges.

Iris Borges, curadora da Flipiri.
Iris Borges, curadora da Flipiri.

A festa ainda vai doar mil livros para o acervo das escolas da própria cidade de Pirenópolis e bibliotecas escolares dos povoados de Caxambú, Radiolândia, Jaranápolis, Índio, Goianópolis, Lagolândia, Placa, Capela do Rio do Peixe, Bom Jesus e Santo Antônio. A novidade desta edição é a “Flipiri Mirim”, que apresenta o trabalho literário das crianças na praça da cidade, com o objetivo de estimular o pensamento e o surgimento de escritores.

É de fato notório o impacto da feira em diversos segmentos da sociedade local, em uma verdadeira revolução que movimenta lugares recônditos e promove o surgimento de autores e leitores a cada edição. Os professores e alunos se empenham, tanto em mostrar o que produziram, quanto em conhecer novos autores, que brotam como a riqueza do cerrado, em um oásis intelectual cravado nos Pireneus.

Flipiri 2014

Serviço: 6ª Flipiri – Festa Literária de Pirenópolis
Data: De 30 de abril a 3 de maio
Local: Pirenópolis e povoados de Caxambú, Radiolândia, Jaranápolis, Índio, Goianópolis, Lagolândia, Placa, Capela do Rio do Peixe, Bom Jesus e Santo Antonio (Goiás)
Classificação indicativa: Livre.