O espetáculo “7 X Rodas” celebra o diretor que adotou Brasília.

    A idéia original do espetáculo 7 X RODAS é acompanhar a vida teatral de Hugo Rodas, reservando uma cena de 15 minutos para cada diretor que tenha participado de períodos desta história. Um por cada década vivida.

    O espetáculo aborda temas como liberdade, ditadura, guerra, prisão, amor, honestidade, em quadros assinados por Adriana Lagomarsino, encenadora consagrada no Uruguai e amiga dos primeiros tempos; Adriano e Fernando Guimarães, companheiros de cena, que já dividiram com Hugo Rodas a encenação de espetáculos como ‘Dorotéia’ (vencedor do Shell de melhor direção) e ‘Viúva porém honesta’; Alexandre Ribondi (que divide a direção com Sérgio Sartório), ator em encenações como ‘Crepe Suzette’, ‘Rei da Vela’ e ‘Orquestra de Senhoritas’, e diretor de ‘No Verão de 62’, em que Hugo atuava como ator; Fernando Villar, um dos primeiros alunos de Hugo na Universidade de Brasília e amigo de todas as horas; Guilherme Reis, ator do primeiro grupo criado por Hugo no Brasil, o ‘Grupo Pitu’, ainda na década de 70; José Celso Martinez Corrêa, amigo e parceiro desde 1980; e Miriam Virna, ex-aluna e, segundo o diretor, ‘mais que filha’.

    Alguns optaram por criar textos inéditos, outros adaptações. A cenografia, um teatro de arena ao inverso, com sete cenários distribuídos em círculo e a platéia no meio da encenação, onde o espectador apenas tem de girar no assento para acompanhar a trama em cada um dos sete quadros; o roteiro final e os figurinos foram assinados pelo próprio Hugo.

    Ao ser questionado sobre as escolhas dos diretores que participam do projeto o diretor declara: todos eles eu sinto que são como carne da minha carne, um pouco de mim também, como diria Macunaíma.

    Serviço: 7 X RODAS
    Local: Pavilhão de Vidro do Centro Cultural Banco do Brasil
    Data: 14/10 a 7/11, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
    Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50. Informações: 3310.7087. Classificação: 16 anos