“A Besta” traz elenco renomado.

Foto: João Caldas. Divulgação.
Foto: João Caldas. Divulgação.

O espetáculo A Besta chega ao Teatro Unip de 10 a 12 de outubro (sexta a domingo) e traz o diretor Alexandre Reinecke que reuniu nomes de peso para o elenco, como Hugo Possolo (Parlapatões), Ary França (Ornitorrinco) e Iara Jamra (Pó de Minoga), de grupos de extrema importância no cenário nacional. Destaca-se também Celso Frateschi, reconhecido por sua atuação em dramas, agora em uma de suas primeiras incursões na comédia. E ainda Priscila Fantin que além de atuar na TV e no cinema também investe em sua carreira no teatro há alguns anos. São dez atores na peça que faz uma homenagem à arte e leva o público às gargalhadas.

Após a sessão do dia 11, haverá um bate-papo dentro da série “Encontros Vivo EnCena”, com a participação do elenco.La Bête, ou A Besta é uma comédia escrita pelo dramaturgo norte-americano David Hirson (nascido em 1958). O espetáculo estreou na Broadway em 1991 com grande sucesso e recebeu entre outros prêmios, o Olivier Award de melhor comédia, em 1992. Sua última e mais importante montagem aconteceu em 2010, no West End de Londres, com Mark Rylance no elenco. Tal montagem foi um grande sucesso de público e critica, ficou vários meses em cartaz e, de lá, seguiu para a Broadway, com o mesmo elenco.

Inspirada em Molière e sua trupe, a farsa é ambientada na França, em 1654, na propriedade de uma Princesa (Priscila Fantin), a patrocinadora da companhia de teatro. A história fala do conflito entre dois homens: Elomire (Celso Frateschi) nome que é um anagrama do nome de Molière, o diretor da companhia, artista sério e respeitado; e Augusto Valério (Hugo Possolo), um comediante popular, canastrão e vaidoso. Ocorre que Valério caiu nas graças da Princesa patrocinadora e ela insiste para que ele passe a integrar a trupe. Apesar de Elomire rejeitar furiosamente a ideia de incorporar Valério, a companhia é obrigada a encenar uma de suas peças, o que vai gerar uma transformação no futuro de seus artistas.

“Poucas vezes se vê, em nossos dias, uma comédia com dramaturgia toda rimada, criativa e inteligente, que remeta o público à Idade Média, com dez atores em cena e uma grande produção. Em ano de Copa do Mundo, nada melhor que uma seleção de craques da comédia. Montar A Besta com os Parlapatões e sua trupe é a realização de um sonho. Eles são OS caras da comédia paulistana, com quem, há muito, venho tentando uma parceria. A eles junta-se um dos melhores produtores do país, Giuliano Ricca, meu parceiro de anos, que de cara abraçou este projeto tão grande e ambicioso. É realmente um “dream team”… Enfim, realizar este projeto significa investir na força do teatro e na grandeza do diálogo refinado, que nesta obra consegue ser popular, e na pujança de uma peça que vai encantar o público, com muito humor, inteligência e grande importância para o teatro brasileiro.”
Alexandre Reinecke

Serviço: A Besta
Data: 10 e 11 de outubro (sexta e sábado) às 21 horas
12 de outubro (domingo) às 20 horas
Local: Teatro Unip (SGAS Quadra 913, Conjunto B – Asa Sul)
Ingressos à venda na Ingresso Rápido do Brasília Shopping e internet e na bilheteria do teatro.
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a domingo das 14h às 20h. Nos dias de espetáculo a bilheteria fica aberta até o horário de início da apresentação.
Telefone da bilheteria do Teatro Unip: 3346- 3738
Acesso para portadores de necessidades especiais
Ingressos: Sexta R$ 50 (inteira) | Sábado e Domingo R$ 60 (inteira)
Duração: 90 minutos
Recomendação: 12 anos