Wagner Hermuche abre hoje a mostra “A Cidade através das Janelas” na Caixa Cultural.

A Caixa Cultural Brasília abre hoje a exposição “A cidade através das janelas”. Mais de 30 desenhos do artista Wagner Hermusche estarão acessíveis ao público na Galeria Vitrine, de 1º de setembro a 03 de outubro de 2010.

Produzidas entre 1980 e 2004, a obras são resultado da vivência, observação e reflexão sobre o modus vivendi de Brasília. A abertura para imprensa e convidados acontece hoje, 31 de agosto, às 19 horas.

A plasticidade dos imensos espaços de Brasília durante as noites chuvosas, os vazios, o grafismo da iluminação pública e os letreiros comerciais, os raros pedestres, a intimidade dos apartamentos, o constante movimento dos automóveis são retratados pelo artista plástico. Integrante desta mostra, o desenho “O Cidadão X” pertence ao Acervo Caixa e revela a dedicação de Hermusche à pesquisa e ao registro do patrimônio paisagístico da cidade – uma temática importante na formação de novos artistas. A exposição inclui-se na agenda de celebração dos 50 anos de Brasília. 

Nascido no Brasil em 1953, de origem libanesa e japonesa, W. Hermusche estudou História da Arte e Yoga. Seus primeiros desenhos datam de 1968. No final dos anos 70 ocupou-se com fotografia, desenho e super-8. No início dos anos 80 executou trabalhos gráficos a partir da fotografia, utilizando-se do desenho e da serigrafia como principais mídias.

Suas primeiras pinturas, como as da série “The Bellicose Spirit and the Bomb of Peace”, datam de 1984 e formam os fundamentos conceituais de sua obra. Nos anos seguintes realizou exposições e workshops na Nicarágua, Espanha, Canadá, Holanda e Alemanha e, simultaneamente, foi diretor de arte para uma série de documentários para TV.

Viveu e trabalhou na Alemanha entre 1987 e 1998, dedicando-se principalmente à fotografia, pintura e instalações, explorando a interação de suportes tradicionais e mídias telemáticas.

Entre 1999 e 2006, período em que viveu ora no Brasil, ora na Alemanha, além de dar continuidade à sua produção autoral, Hermusche atuou como diretor de criação em projetos de grandes exposições temáticas multidisciplinares, enfocando arte e meio ambiente, realizando também a publicação de alguns livros sobre arte e cultura regional brasileira. Estas exposições foram apresentadas internacionalmente em Moscou, Lisboa, México, Seoul e Pequim. No Brasil, seus projetos passaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, São Luis e Cuiabá.

Site do artista: http://www.hermusche.com/

Serviço: A Cidade através das janelas – de Wagner hermuche.

Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine

Data: de 1º de setembro a 3 de outubro de 2010.

Abertura: 31 de agosto de 2010 às 19 horas.

Ingressos: Entrada franca