Espetáculo “À Mesa” em temporada no DF.

Foto: Taís Castro.
Foto: Taís Castro.

O espetáculo À Mesa ganha temporada de 22 de outubro a 1º de novembro. A adaptação da obra clássica de Platão – O Banquete vai percorrer escolas do Distrito Federal. Escolas públicas do Cruzeiro, Guará, Plano Piloto e Sobradinho recebem o espetáculo, uma releitura livre com trechos traduzidos do original em grego, pelo dramaturgo brasiliense Marcus Mota. No texto quatro atores, quatro amores, quatro personagens. O atrapalhado, o distante, a preocupada e a impaciente. Quatro opiniões, quatro meios diferentes para um mesmo fim. Uma disputa. Quem é o melhor? No espetáculo À Mesa, os atores fundem características próprias aos personagens, assim como também se deixam persuadir pelas caraterísticas dos mesmos.

A dramaturgia foi escrita de forma específica para os atores que a representam, seguindo por uma linha tênue que divide/une o ator e personagem. O ator atinge o seu próprio ridículo através da comicidade presente na dramaturgia e na própria vida. No texto clássico O Banquete, Platão coloca filósofos reunidos em confraternização conversando sobre o amor, e propõe, através das palavras de Sócrates, o pensamento de uma forma mais sublime e verdadeira do sentimento. No texto À Mesa, o dramaturgo Marcus Mota traça um paralelo entre o texto clássico e a atualidade, colocando os personagens na condição de filósofos e propondo um ambiente cênico de disputa, assim como no clássico texto de Platão.

A circulação do espetáculo em escolas visa aproximar o aluno da fruição e apreciação teatral, e trabalham ainda o contexto filosófico e secular de Platão. A obra O Banquete é um clássico da literatura mundial e o seu contexto sempre atemporal sobre o amor pode, neste espetáculo, ser compreendido de forma contemporânea e atual.

A montagem conta com dramaturgia de Marcus Mota, direção de Bruno Mendonça e traz no elenco: Emerson Dourado, Guilherme Cascais, Luana Fonteles e Luciana Barreto. A sonoplastia é de Matheus Ferrari, com figurino e cenário de Roustang Carrilho, vídeo projeção de Hieronimus Do Vale e iluminação de Zizi Antunes.

Apresentações:

22 de Outubro (quarta-feira) *sessão dupla
Apresentação às 19:00
Apresentação às 21:00
CED 01 – Guará 02
EQ 34/36 – AE B, Guara II. Brasília – DF

23 de Outubro (quinta-feira)
Apresentação às 19:00
CED 02 – Cruzeiro Novo
SHCES 805 – Lote 02, Cruzeiro Novo. Brasília – DF

27 de Outubro (segunda-feira) *sessão tripla
Apresentação às 10:30
Apresentação às 16:30
Apresentação às 19:45
Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) – Plano Piloto
SGAS 602 – Proj. D, Asa Sul. Brasília – DF

30 de Outubro (quinta-feira) *sessão dupla
Apresentação às 19:45
Apresentação às 21:15
Teatro de Sobradinho
Área Especial – Q 12, Sobradinho. Brasília – DF

01 de Novembro (sábado)
Apresentação às 15:00
CED 01 – Cruzeiro Velho
SRES – AE F Lote G, Cruzeiro Velho. Brasília – DF
Observação – As apresentações na escola do Cruzeiro no sábado (1º de novembro) e as apresentações de Sobradinho serão abertas ao público, as demais voltadas aos alunos das respectivas escolas.