A Natureza das Pessoas.

A Floresta, de Tarsila do Amaral. Divulgação.

Renato Acha

A exposição A Natureza das Pessoas está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul e traz quarenta reproduções de grandes obras da história da arte, selecionadas pela curadoria de Kátia Canton.

O público tem contato com obras de diversas linguagens advindas dos maiores museus que tratam da visão de artistas de todo o mundo sobre a relação entre ser humano e natureza. Brasileiros como Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara,Tarsila do Amaral e Leda Catunda; e estrangeiros como Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet e Paul Cézanne integram este recorte que também conta com a participação de duas artistas locais: Naura Timm e Cathleen Sidki.

A Natureza das Pessoas é uma exposição que demonstra como os artistas sempre refletiram sobre o meio ambiente. Nos quatro núcleos, quatro reflexões diferentes. Na primeira, a visão da natureza como uma paisagem, sem a presença humana. Na segunda, seres humanos se articulam com a natureza, retirando dela lazer e alimento. Na terceira, os artistas lançam seus olhares singulares para recriar a natureza e, no quarto, revelam os perigos de um mundo em que a natureza é constantemente desrespeitada. Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida”, comenta Kátia Canton, que já editou diversos livros e é Docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e  Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

O programa educativo, voltado a estudantes de escolas da rede pública, tem um workshop dirigido a professores e distribuição de livros de estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem. A mostra dispõe de mediadores capacitados para oferecer visitas orientadas com agendamento prévio.

“Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização. Uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”, conta Soraya Galgane, diretora da Elo3, realizadora do projeto.

A exposição chega à Brasília pelo Museu Itinerante Rabobank, viabilizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Por ter raízes no agronegócio, o Rabobank sempre teve um forte compromisso com a área socioambiental. Por isso, além de desenvolvemos ações para ajudar nossos clientes a manter os seus negócios sustentáveis, ampliamos também as nossas iniciativas para as comunidades em que atuamos”, acentua Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Rabobank.

O projeto também tem a parceria com o GDF, através das Secretarias de Educação – Programa Mais Educação e Cultura e conta com apoio do Jornal Correio Brasiliense.

Serviço: A Natureza das Pessoas

Visitação: De 1 de junho a 15 de julho de 2011

Local: Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508 Bl. A Lj. 72  – W3 Sul)

Horário: Diariamente das 9 às 21 horas

Tel.: (61) 3443-6039

Entrada gratuita

Agendamento de visitas para escolas (gratuito)

(61) 3901.3194

maiseducacaodf@gmail.com