“A Ponte” estreia no CCBB e discute as relações humanas a partir do reencontro de três irmãs.

De 3 a 18 de abril.

Fotos: Ismael Monticelli.

A ponte ganha temporada no CCBB de 3 a 18 de abril. O texto do escritor canadense Daniel MacIvor aborda a relação de três irmãs separadas pelas circunstâncias da vida e que são obrigadas a se reencontrar para enfrentar a iminente morte de sua mãe. O espetáculo teatral tem direção de Adriano Guimarães e elenco formado pelas atrizes Bel Kowarick, Liliane Rovaris e Maria Flor.

Adaptado do original por iniciativa da atriz Maria Flor, o espetáculo foi idealizado em parceria com Bel Kowarick, dramaturgia de Emanuel Aragão e cenografia de Ismael Monticelli e Adriano Guimarães. O texto trata das relações humanas, em especial das relações mãe e filhos, da função da família na vida do indivíduo. Ainda que existam diferenças, as irmãs têm as mesmas origens e referências e mesmo com todas as dificuldades, elas se ajudam, se fazem crescer e amadurecer.

Segundo Maria Flor, o espetáculo faz uma sensível análise dos conflitos familiares com um convite à aceitação e à boa convivência. “É um texto que fala das relações que nos fazem ser quem somos. Ao longo da vida, vamos nos transformando e nos reinventando, mas são da família as memórias mais primordiais. Somos todos muito do que fomos e aprendemos na infância, vivenciada com marcas afetivas e traumáticas. Para o diretor, a dramaturgia se faz presente na forma como o autor constrói a narrativa com diálogos bem resolvidos. “O trabalho foi fazer com que a dramaturgia viesse à tona junto com o elenco e construir um lugar onde isso pudesse acontecer”, ressalta Adriano. “Ainda que seja um tema recorrente na literatura e na dramaturgia mundiais, é fundamental tratar deste assunto em um momento em que se mostra difícil dialogar com quem é diferente”, ressalta o diretor.

Na sessão do dia 10 de abril (quarta), às 20 horas, a peça “A ponte” contará com intérpretes de Libras para deficientes auditivos e com audiodescrição, para deficientes visuais. Para estes, serão disponibilizados fones de ouvido para acompanhar o espetáculo. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros. Com este recurso, é possível conhecer cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens de cena, bem como outros tipos de ação, utilizados em televisão, cinema, teatro, museus e exposições.

A ponte
Teatro I – CCBB (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Lt 22)
Sessões:
Semana 1 | De 3 a 7 de abril
De terça a sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Semana 2 | 10, 12, 13 e 14 de abril
Quarta, sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Semana 3 | De 16 a 18 de abril
De terça a quinta, às 20h
Acessibilidade para deficientes auditivos e visuais | A sessão do dia 10 de abril, quarta-feira terá tradução em Libras e terá audiodescrição
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 110 minutos
Ingressos à venda na Bilheteria do CCBB ou no site www.eventim.com.br
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Clientes Banco do Brasil tem 50% de desconto pagando com Ourocard.