A Turma do Pererê ganha mostra na Caixa Cultural.

De 21 de setembro a 27 de novembro.

Foto: Flávio Silva.
Foto: Flávio Silva.

A mostra Pererê do Brasil traz a Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos, criadas por Ziraldo, para a Caixa Cultural, de 21 de setembro a 27 de novembro de 2016. A mostra conta com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades.

Todo o clima remete o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo contará toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

Serão reproduzidas as 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista A Turmado Pererê (Editora Abril/1975-1976), restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos, também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.

Os personagens serão apresentados em tamanho ampliado; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes. Além disso, serão exibidas em Motion Comics (quadrinhos animados) 17 histórias da Turma e o documentário Ziraldo. O público receberá o catálogo em formato de gibi, contendo 32 páginas com apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.
perere-19-maio-1962
Serviço: Exposição: “Pererê do Brasil” – Ziraldo
Visitação: De 21 de setembro a 27 de novembro
De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Local: Caixa Cultural (Galerias Piccola I e II – SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz)
Entrada franca
Informações: (61) 3206-9448 / 9449
Classificação indicativa: Livre.