Mostra celebra os 25 Anos da Queda do Muro de Berlim.

Adeus, Lênin. Divulgação.
Adeus, Lênin. Divulgação.

A mostra A Virada – 25 Anos da Queda do Muro de Berlim está em cartaz no Cine Brasilia, de 5 a 12 de novembro, com entrada franca. A programação conta com 19 filmes que revelam a vida cotidiana da Alemanha Oriental e os emocionantes acontecimentos do dia 9 de novembro de 1989.

A curadoria de Sérgio Moriconi abrange temas e gêneros diversos, como documentários, animações, curtas, comédias e dramas, com produções de 1955 a 2014. Na abertura, será exibido um filme inédito no Brasil: o impressionante drama/documentário “Trem para a Liberdade” (Zug in die Freiheit) que narra, intercalando cenas de filme e entrevistas de testemunhas oculares da história, a tensa viagem de trem dos 5.000 cidadãos da República Democrática Alemã (RDA), que se refugiaram na Embaixada da República Federal da Alemanha em Praga, rumo à Alemanha Ocidental em setembro de 1989.

Trem para Liberdade.
Trem para Liberdade.

Na programação, destaque para “A Vida dos Outros” (Das Leben der Anderen), premiado com o Oscar 2007 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar de ser ficção, a obra traz informações precisas de como funcionava a máquina de espionagem da Stasi e relembra como a vida de uma pessoa pode mudar conforme ela conhece outras realidades.

Enquanto os filmes “Alameda do Sol” (Sonnenallee) e “Adeus, Lênin!” (Good Bye, Lenin!) capturam com grande sensibilidade e senso de humor a perspicácia com a qual as pessoas lidavam com as adversidades da vida cotidiana na Alemanha Oriental e com as mudanças pós-queda do muro. “Céu sem Estrelas” (Himmel ohne Sterne), “Ventos do Oeste” (Westwind) e “O Caminho irracional” (Der irrationale Rest), bem como o filme indicado ao Oscar “Bárbara”, contam trágicas histórias de amor e de tentativas de fuga.

“Da Queda do Muro à Reunificação” (Deutschlandspiel), “Igreja de São Nicolau” (Nikolaikirche) e “Depois da Revolução” (Nach der Revolution) se dedicam aos acontecimentos políticos da revolução pacífica e à reunificação alemã, cujo símbolo é a fusão das duas metades da cidade de Berlim.

O Caminho Irracional.
O Caminho Irracional.

As drásticas mudanças estruturais em Berlim na década de 1990 são apresentadas no documentário “Berlim Babilônia” (Berlin Babylon). Um registro histórico igualmente notável é “A Linha invisível” (The invisible frame) realizado pela diretora Cynthia Beatt e pela atriz vencedora do Oscar Tilda Swinton. O filme segue o rastro da evolução que a cidade de Berlim traçou entres os anos de 1988 e 2009.

Para complementar a mostra, será exibida no foyer do Cine Brasília uma exposição de fotos da Queda do Muro e da reunificação alemã com incríveis imagens que farão o público voltar no tempo. Ainda para trazer à tona a discussão sobre os aspectos sócio-políticos do momento histórico abordado nos filmes, haverá um bate-papo com a presença do Professor de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Pablo Holmes.

Confira a programação.

Nikolaikirche.
Nikolaikirche.

Serviço: A Virada – 25 Anos da Queda do Muro de Berlim
Data: De 5 a 12 de novembro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Informações: 3108-7600
Verifique a classificação indicativa.