Abayomi Afrobeat.

Joaão W. Faissal e Paulo Veloso.
João W. Faissal e Paulo Veloso.

A vigorosa e contagiante musicalidade do encontro entre os ritmos brasileiros e o nigeriano Afrobeat, através de sopros, guitarras, teclado, baixo, bateria, percussão e vocais, trazidos por treze artistas, no Oi Teatro de Brasília, dia 27 de setembro.

O repertório do show da Abayomy Afrobeat Orquestra traz composições próprias, releituras de músicas brasileiras e do Afrobeat, gênero musical criado pelo ativista nigeriano Fela Kuti. A Orquestra nasceu em outubro de 2009 para a primeira edição carioca do Fela Day, evento que celebra o nascimento de Fela Kuti e realizado simultaneamente em diversas cidades do mundo. Desde então, a banda vem se destacando pela qualidade musical, com shows dançantes e vibrantes.

O primeiro álbum da banda, lançado em 2012, com produção de André Abujamra, reúne seis composições inspiradas em pontos afro-brasileiros sob o prisma do Afrobeat. Dentre as várias do álbum, destacam-se “Eru”, que abre o disco, com instrumental pulsante e letra bilíngue, em Yorubá e Português; “Malunguinho” e “Obatalá”, ambas saídas dos terreiros, trazem releituras feitas por todos da banda – a primeira vem do culto à Jurema, no nordeste do Brasil, e a segunda é um k´orin (canto) de tradição Yoruba. “Emi Yaba” é uma composição em Yoruba por Alexandre Garnizé. Abayomy é uma palavra da língua Yorubá plena de significados positivos, algo como “encontro feliz” ou “aquilo que nos dá prazer”.

Afrobeat é um gênero musical e um movimento cultural criado por Fela Kuti, na Nigéria (África), nos anos 70, e tem base a percussão africana, com ricas improvisações e identidade contemporânea, mesclando música Yorubá com jazz, highlife e funk, trazendo também uma marcante presença de vocais.

Serviço: Abayomi Afrobeat
Data: 27 de setembro (sexta), às 21 horas
Local: Teatro Oi Brasília (SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C. Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, vizinho ao Palácio da Alvorada)
Ingressos: R$20 e R$10
Classificação livre.