A mostra “Acervo Caixa – Memória e Arte” abre hoje em comemoração aos 30 anos da Caixa.


Ciranda de Glênio Bianchetti. Divulgação.

A Caixa Cultural Brasília abre hoje (12/8 – quinta) às 19 horas, a exposição Acervo Caixa – Memória e Arte. A mostra ocupará a Galeria Acervo, além de contar com ações afins no Foyer e Mezanino do espaço que celebra, no dia 12 de agosto, três décadas de atividade. A exposição tem período de visitação de 13 de agosto a 09 de setembro, com entrada franca e classificação indicativa livre.

O público terá acesso a algumas das mais importantes obras que compõem o acervo da Caixa, entre elas estão: “Casas”, de Tarsila do Amaral; “Independência”, de Di Cavalcanti; “As tres raças no Brasil”, de Antônio Poteiro e “Ciranda” de Glênio Bianchetti. Atualmente, a Caixa possui um acervo artístico composto por mais de 1000 obras de arte, entre elas diversas pinturas, esculturas, tapeçarias e gravuras. Em relação à pintura brasileira, por exemplo, aparecem representadas as principais tendências desde o modernismo da década de 1920 até a atualidade.

A exposição apresentará, ainda, uma visão panorâmica contribuição cultural da Caixa Cultural Brasília. Para isso, foram pesquisadas não apenas publicações já existentes, mas documentos de época e um vasto acervo iconográfico que vem sendo gradualmente limpo, catalogado e armazenado, no qual se encontram referências a incontáveis fatos da vida da Caixa. O material mostra como surgiram os campos de atuação da Caixa Cultural Brasília, cujas políticas e infra-estrutura visam acolher atividades e eventos de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e ações pedagógicas, além da conservação e difusão de acervos.

Programação de aniversário

A semana de comemorações conta com mais duas atrações. No palco, de terça (10) a quinta-feira (12), os Demônios da Garoa – no show “Canta São Paulo” – prestam homenagem ao centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Um ator (Luis Maurício) e um boneco, caracterizados como Adoniran e seus personagens, conduzirão a apresentação, com intervenções cênicas entre as composições interpretadas pelo grupo musical. De sexta-feira (13) a domingo (15), Teresa Cristina e Grupo Semente lançam o CD/DVD “Melhor Assim”. Representantes da nova geração de sambistas, os artistas cariocas dão sequência à turnê que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Serviço:Exposição “Acervo CAIXA – Memória e Arte”
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Acervo – Foyer e Mezanino
Abertura para convidados e imprensa: 12 de agosto de 2010, às 19h
Visitação: de 13 de agosto a 09 de setembro de 2010
Horário de visitação: diariamente das 09h às 21h
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9450 (de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 18h)
Bilheteria: (61) 3206-6456
Classificação etária: livre
Entrada franca