“Achadouros: Teatro para Bebês” encerra temporada gratuita neste fim de semana.

5 e 6 de maio.

Fotos: Débora Amorim.

Sucesso junto ao público infantil, o espetáculo Achadouros – Teatro para Bebês, concebido especialmente para bebês de 6 meses a 3 anos de idade, será encenado nos dias 5 e 6 maio, com duas sessões diárias aos sábados e domingos, às 11:00 e às 16:00. A entrada é gratuita.

As apresentações fazem parte do projeto de circulação do espetáculo pelo Centro-Oeste e traçam um percurso emblemático partindo do DF – Brasília, Santa Maria, Recanto das Emas e Samambaia, passando por Goiás – Formosa e Anápolis, e seguindo até Mato Grosso – Chapada dos Guimarães e Cuiabá, cidade de origem do poeta que o inspirou: Manoel de Barros.

Livremente inspirado em seu livro Memórias inventadas – para crianças, o espetáculo Achadouros – Teatro para Bebês é resultado de um trabalho autoral colaborativo entre o diretor José Regino e as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria.

As atrizes e o diretor ressaltam que a “poesia manoelística” foi essencial para a criação de um espetáculo direcionado para a primeira infância, pois como nos lembra Manoel de Barros, as crianças estão em “estado de poesia”. “Os bebês como os poetas estão em estado latente de maravilhamento e expansão do olhar, quando a linguagem e o corpo estão ainda brincando na sua formação” completa a atriz Caísa Tibúrcio.

O espetáculo convida o público a se aventurar com as atrizes em seu “quintal imaginário”. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em mais de 4 mil sacolas plásticas que compõem o cenário de Chico Sassi, as atrizes conduzem os espectadores a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. O espetáculo incita o espectador a elaborar uma fábula única, afastando-o da condição de um mero receptor de informações e auxiliando-o a se tornar um co-criador da obra.

Na peça, as atrizes trabalham o conceito de “ressignificação” dos objetos cotidianos, transformando as sacolas de plástico branco que compõem o cenário em galinhas, cachorros, peixes, caramujos e borboletas. Estes podem ganhar vida como tais figuras ou assumir o papel de água do mar, do rio ou do lago. “Em nosso trabalho, a ressignificação das sacolas plásticas é uma reflexão sobre a necessidade de reavaliação de uma cultura pautada no consumismo descartável. Seu uso massivo no cenário remete ao exagero e à banalização na relação com os materiais industrializados”, afirmam Caísa Tibúrcio e Nara Faria.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil e em março de 2018 recebeu Menção Honrosa no Prêmio CBTIJ, no Rio de Janeiro. O projeto tem patrocínio do Banco de Brasília – BRB e fomento do Fundo de Apoio à Cultura.

Serviço: Achadouros – Teatro para bebês
Data: 5 e 6 de maio (sábado e domingo), às 11:00 e às 16:00
Local: Teatro Goldoni (EQS 208/209, Lote A, Ed. Casa d’Italia)
Apresentações gratuitas.
Ingressos distribuídos na Loja Infinita localizada na CLS 305, Bloco B, Loja 05 (limitados a 04 ingressos por pessoa).