Mark Vidler, do Addictive TV, fala sobre Celebrar Brasília.

Foto: Renato Acha.

Renato Acha

O Celebrar Brasília chega à quarta edição como um dos eventos que mais atrai público ao Complexo Cultural da República, que se transforma em uma ampla pista de dança durante dois dias e lota o Museu com entrada franca.

O espaço amplo ganha projeções sob toda a cúpula da nave projetada por Niemeyer. A preservação do cerrado vai ser um dos temas que ganham ênfase nesta edição, que traz em sua ampla programação, duas grandes atrações: Addictive TV e Gotan Project.

Neste sábado (10 de setembro), o Addictive TV apresenta um espetáculo audiovisual fantástico que vai transformar o Museu em uma enorme tela onde serão projetadas imagens em meio a uma pista de dança super animada. No domingo é a vez do Gotan Project, que encerra a festa em clima de tango eletrônico.

O Addictive TV tem admiradores por todos os cantos do planeta. Eles fazem uma alquimia entre sons e vídeos em mash ups extremamente elegantes e dançantes. Mark Vidler concedeu entrevista em uma rádio e logo depois falou ao Acha Brasília. Em sua breve vinda à capital, já iniciou a captação de imagens com o grupo Patubatê, que integram um novo projeto intitulado Orchestra, turnê homônima que se inicia em breve.

Audio Visual Artists:

“O termo VJ remete aos anos 80, no tempo em que tocavam Madonna e reproduziam qualquer vídeo. Nós preferimos ser tratados como artistas audiovisuais”.

Clima da pista:

“Tem um sabor de um club bem dançante, onde você assiste clássicos, como filmes de Tarantino, filmes ingleses famosos, ou Cidade de Deus, bem conhecido. Daí nós pegamos os disparos de armas e mixamos com música e fazemos isto a partir de sons originais dos filmes. As pessoas ficam extasiadas com as imagens e tembém dançam bastante”.

Museu como tela:

“Nós já projetamos em um muro às margens do Rio Tâmisa, mas nunca em um lugar tão grande como este, que é bem maior. Quanto maior, melhor!”

Orchestra – Patubatê:

“Nós começamos a filmar hoje por cerca de duas horas no Parque da cidade. Haviam três membros do grupo e os filmamos tocando vários instrumentos percussivos reaproveitados de matérias industriais e peças de cozinha e coisas do tipo. Eles tem ótimas habilidades. O que nós fizemos foi captar estas imagens com vídeo e áudio juntos, que serão usadas como um protótipo, que será mixado e vai integrar um filme feito em diversas partes do mundo. Algo como um drama japonês, com a participação dos brasileiros com um cantor da Polônia, por exemplo. Um projeto chamado Orchestra, pois trata-se de uma orquestra diversa.

Futuro:

“Queremos buscar mais de nossa bagagem musical e combinar com o expertise visual e fazer cada vez mais coisas novas em nosso universo considerado independente.

Addictive TV. Divulgação.

Serviço: Celebrar Brasília 2011

Data: 10 e 11 de setembro de 2011 (sábado e domingo)

Local: Praça do Complexo Cultural da República (Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios)

Informações: Celebrar Brasília