O filme brasiliense “Afeminadas” faz estreia internacional no London LGBTQIA+ Film Festival

Divulgação.

O filme brasiliense do diretor Wesley Gondim, “Afeminadas”, fará sua estreia internacional no maior evento de cinema queer do Reino Unido, BFI Flare: London LGBTQIA+ Film Festival.

“Afeminadas” foi exibido esse ano no 55º Festival de Brasília e agora estreia internacionalmente no na 37ª BFI Flare, festival que acontece de 15 a 26 de março de 2023 no BFI Southbank, badalado complexo cultural de Londres mantido pelo British Film Institute.

O festival exibe o melhor do cinema LGBTQIA+ contemporâneo de todo o mundo e é um dos eventos de cinema queer mais significativos e duradouros no calendário LGBTQIA+ mundial.

No filme “Afeminadas”, conhecemos Safira O’hara, Khryz Amusa, Chandelly Kidman, Hellena Borgyz e Jefferson Lemons. Artistas de diferentes regiões do Brasil que conseguiram potencializar o ser feminino como forma de arte. Afeminadas é um documentário que acompanha a luta cotidiana destes personagens em busca de espaço, de conquistas, de aceitação e, sobretudo, de autoconhecimento.

Segundo Brian Robinson, curador-chefe do BFI Flare e crítico de cinema, “Os personagens oferecem uma visão rara de vidas não convencionais vividas aos olhos do público e abraçando uma efeminação não tradicional que vai além do binário. Afeminadas é um antídoto refrescante para a cultura machista.”

Segundo do diretor e roteirista Wesley Gondim, “Não há análise sobre o que as personagens dizem ou fazem. Quem vai fazer alguma análise ou não é o público. Quem vai juntar as cinco histórias dos cinco personagens do filme e perceber se é espinhoso, libertador ou autoconhecimento é apenas o público.”

E continua. “O tema do filme é importantíssimo nesse momento que estamos vivendo de um crescimento do conservadorismo no Brasil. Uma onda conservadora que parece querer se instalar precisa ter acesso a filmes e temas que mostram a humanidade das pessoas em assuntos que abordam a diversidade em sua mais ampla abordagem. Procurei realizar o filme sempre sem interferir ou guiar o tema em soluções previsíveis ou panfletárias. o Filme é apresentado por eles mesmo, sobre eles e com eles.”

O filme tem distribuição nacional da Olhar de Cinema e em breve estará nos cinemas brasileiros. Por enquanto o filme segue no circuito de festivais.