Afoxé Ogum Pá encanta Santiago de Cuba.

Ensaio aberto: Sábado (27/7), às 16 horas.

Fotos: Arquivo Pessoal/Afoxé Ogum Pá.

Por Maíra de Deus Brito

Com apenas dois anos de estrada, o Afoxé Ogum Pá se apresentou em diversos pontos do Distrito Federal. Feijoada & Samba do Ilê Axé T’ojú Labá, Cozinha de Tambor, Celebração do Dia da Cultura Nacional Cubana, Arte Como Eu Faço, São Batuque, Semana do Artesão da Feira de Artesanato, Festival Magia Negra e Samba Junto – Pela Luta Antimanicomial foram alguns eventos que o grupo participou durante esse tempo.O sucesso do grupo é tamanho que atravessou o oceano. No início de 2019, o Afoxé recebeu o primeiro convite para se apresentar no exterior. A Casa do Caribe, localizada em Santiago de Cuba, enviou uma carta convidando o Afoxé a se apresentar na 39ª edição do Festival del Caribe que, neste ano, homenageou o Uruguai.

Entre os dias 3 e 9 de julho, 11 dos 30 integrantes do Afoxé Ogum Pá mostraram para o público (formado por pessoas de diversos países) parte da cultura afro-brasileira com composições e coreografias que remetem à tradição das religiões de matriz africana e da cultura negra no Brasil.

Localizada a cerca de 860km da capital Havana, Santiago de Cuba emprestou suas ruas para apresentações do grupo. Em desfiles ou em praças, o público pode ver de perto o Afoxé Ogum Pá, que no dia 8 de julho participou de uma transmissão ao vivo para todo mundo, disponível na página StreamingCuba, no Facebook.

Dedicado ao Orixá Ogum Mejê e formado em uma casa de candomblé de nação Ketu, Ilê Axé T’Oju Labá (em Santa Maria), o Afoxé Ogum Pá realizou esse sonho graças ao Programa Conexão Cultura DF da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e à Vakinha online, que contou com a colaboração de vários amigos e entusiastas.

Quem ainda não teve a chance de ver o Afoxé Ogum Pá ao vivo (ou quem está com saudades), poderá ver sábado (27 de julho), às 16 horas, o ensaio aberto na Tenda Central da Torre de TV (Eixo Monumental). O repertório será idêntico àquele apresentado em Cuba.

Além de músicas autorais (Cortejo de Abertura, O Mais Velho Chegou, Guerreiro de Ifé, Cortejo de Saída – Ogum Pá Vamos Embora), o grupo toca composições que também trazem a cultura afro-brasileira e de terreiro.

O ensaio aberto é um agradecimento a Brasília por abraçar com tanto carinho o Afoxé Ogum Pá. O evento tem entrada franca e classificação indicativa livre. Mais informações aqui.

#AfoxéOgumPá #OgumPáemCuba #festadelfuego #festivaldelcaribe #conexaoculturadf