“Afrolatinidade” traz série de quatro shows para o CCBB em maio.

Songoro Cosongo- Foto: Paula Monte

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta, de 7 a 29 de maio, o projeto musical Afrolatinidade, que traz, ao Teatro I do CCBB, uma série de quatro shows que compoem um panorama da música afro-latina na atualidade. A programação, ainda inédita no Brasil, presenteia o público com encontros entre artistas que, em suas criações musicais, têm estilos e ritmos vindos da América Latina e África.

Os quatro encontros propostos pelo Afrolatinidade permitem um passeio através das Américas, conduzido pela influência Africana na formação das mais diversificadas e ricas sonoridades musicais, um dos maiores elos entre as culturas latinas. Neste sentido, o Afrolatinidade transformará o palco do CCBB Brasília num campo de pesquisa e observação das diversidades que existem nas misturas de ritmos afro-latinos, por meio de genuínas imagens e releituras de estilos originais, criados por músicos e interpretes de diferentes lugares do continente.

Em cada show teremos a apresentação de dois convidados, um nacional e outro internacional, buscando apresentar diferentes países da América Latina, sempre com os olhares voltados para elementos da influência Africana na música Latina. A banda Songoro Cosongo, que será o grupo base dos quatro encontros, compõe esta aquarela de ritmos e estilos. O Songoro Cosongo é formado por instrumentistas do Brasil, Colômbia, Argentina, Venezuela e Chile, encarnando assim o mais legítimo representante desta integração, pois apresenta em seu trabalho uma verdadeira troca cultural entre brasileiros e nossos vizinhos.

PROGRAMAÇÃO

Abrindo o projeto, nos dias 7 e 8 de maio, sexta e sábado, às 21h30, o Afrolatinidade apresenta o programa Tropicalidade Caribenha, quando subirão ao palco o cubano Francisco Pancho Amat e o também cubano, porém radicado no Brasil, René Ferrer, para mostrarem toda a riqueza cultural e musical da Salsa, do Son Cubano e do Bolero.

René Ferrer - Foto: Carlos Graicoa

O segundo módulo do projeto, nos dias 14 e 15 de maio, também às 21h30, traz as Batidas Mistas, com características marcantes das misturas dos ritmos indígenas, africanos e espanhóis, por meio da batida forte do venezuelano Cheo Hurtado e da brasileira Aline Gonçalves, estudiosa da música colombiana. Estes importantes representantes da Venezuela e Colômbia trarão os ritmos Cumbia, Puya e Joropo.

A Cadência dos Andes, com a mescla de ritmos peruanos, afros e espanhóis, nos dias 21 e 22, às 21h30, será a marca do terceiro encontro do Afrolatinidade, com o palco para o Chile e Peru, na música do chileno Horácio Salinas que dividirá a apresentação com o peruano, radicado no Rio de Janeiro, Ricardo Bartra tocando Landó, Festejo, Cueca e Vals, num show de uma proposta um pouco mais introspectiva, característica dos povos destas regiões, com músicas mais cadenciadas e letras aflorando sentimentos.

Os ritmos afro-latinos amplamente difundidos nas grandes cidades encerram o projeto nos dias 28 e 29 de maio, às 21h30, com o módulo Centros Urbanos – Argentina e Uruguai, quando, no palco, se encontrarão o uruguaio Hugo Fattoruso e o brasileiro René Rossano, trazendo a Milonga, o Tango e o Candombe.

Programa:

Tropicalidade Caribenha – Cuba e Centro América
Dias: 07 e 08 de maio, sexta-feira e sábado.
Francisco Amat e René Ferrer.

Batidas Mistas – Colômbia e Venezuela
Dias: 14 e 15 de maio, sexta-feira e sábado.
Cheo Hurtado e Aline Gonçalves.

Cadência dos Andes – Chile e Peru
Dias: 21 e 22 de maio, sexta-feira e sábado.
Horácio Salinas e Ricardo Bartra.

Centros Urbanos – Argentina e Uruguai
Dias: 28 e 29 de maio, sexta-feira e sábado.
Hugo Fattoruso e René Rossano.

Serviço: Afrolatinidade

Local: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.
SCES Trecho 2, lote 22.
Dias e horários: De 7 a 29 de maio, as sextas e sábados, sempre às 21h30.
Preço: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes BB).
A venda antecipada de ingressos inicia-se no domingo anterior a cada módulo, restrita a quatro bilhetes por pessoa.
C.I.: Livre para todos os públicos.
Informações: 61 3310-7087.