AfroPunk traz Seu Jorge, Jup do Bairro, Luedji Luna e Black Pantera em estreia online nesta sexta

23 de abril.

Jup do Bairro. Foto: Reprodução Instagram.

AfroPunk celebra as expressões negras da diáspora africana imersa em atitude e ativismo de resistência. O ethos punk fundamental para a libertação negra. Liberdade de existência e igualdade global.

A missão é construir comunidade, diálogo e consciência. Inundar a comunidade de jovens afro das gerações Y e Z que se sentem oprimidos, marginalizados e excluídos por sistemas, estruturas e ideologia social de supremacia branca, patriarcado heteronormativo e colonização com criatividade, inovação e colaboração.

O trabalho não para na pandemia e o maior festival de cultura negra do mundo, que já contou com edições anuais em Nova Iorque, Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo, agora ganha estreia virtual no dia 23 de abril em celebração ao “Black Spring” inspirado em novos começos e na mudança de estação nos EUA.

A programação de shows tem início às 13 horas (horário de Brasília). Do Brasil figuram Seu JorgeJup do Bairro e a banda Black Pantera. Completam o line up a rapper Rico Nasty e a banda Seafoam Walls dos Estados Unidos; o grupo ChocQuibTown e o duo Dawer x Damper da Colômbia; e o artista jamaicano Projexx. A chef e atriz da série ‘She’s Gotta Have It’, Santana Caress Benitez será a apresentadora da noite.

Seu Jorge. Foto: Fábio Nunes.

Outra novidade é que o Brasil marcará presença também na segunda edição do Planet AfroPunk, a edição de 2020 contou com a curadoria de Larissa Luz e direção criativa de Bruno Zambelli.

Em breve o festival anunciará as novas datas. AfroPunk Black Spring acontecerá nos canais do AfroPunk no Facebook e Youtube e em www.planetafropunk.com (acesso gratuito).

Luedji Luna. Foto: Helen Salomão.

O AfroPunk se unirá à plataforma NPR Music para a edição especial de Tiny Desk Meets AfroPunk. Desde que a NPR Music lançou a série de concertos Tiny Desk em 2008, mais de 1000 apresentações foram gravadas e atraem mais de 57 milhões de espectadores a cada mês, unindo uma comunidade apaixonada em torno do amor pela descoberta musical.

Este ano, a NPR Music está produzindo shows no Tiny Desk (em casa); a última interação dos shows do Tiny Desk em resposta às medidas de distanciamento social em andamento. A série faz a curadoria de performances de todo o mundo, com o mesmo espírito do Tiny Desk – sets despojados em um ambiente íntimo – apenas em um espaço diferente. 

Com o álbum “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água” lançado em meio à pandemia, a cantora baiana Luedji Luna é a única brasileira a se apresentar no projeto que ainda contará com o grupo colombiano ChocQuibTown; a cantora porto-riquenha Calma Carmona e a rapper portuguesa Nenny.

A edição Tiny Desk Meets AfroPunk acontecerá a partir das 16h no site npr.org/music e no canal oficial do Tiny Desk do YouTube . 

Confira www.planetafropunk.com para mais informações e atualizações sobre esse evento único, nele também o público poderá fazer a inscrição 100% gratuita.  

Black Pantera. Divulgação.

AfroPunk Black Spring
23 de abril (sexta) a partir das 13 horas
Onde: Nos canais do AfroPunk no Facebook e Youtube e na plataforma www.planetafropunk.com (acesso gratuito).
Atrações:
• Seu Jorge (Brasil)
• Jup do Bairro (Brasil)
• Black Pantera (Brasil)
• Rico Nasty (EUA)
• Seafoam Walls (EUA)
• ChocQuibTown (Colômbia)
• Dawer x Damper (Colômbia)
• Projexx (Jamaica)
• Host: Santana Caress Benitez

Tiny Desk meets AfroPunk
23 de abril (sexta) a partir das 16 horas
Onde: No site npr.org/music e no canal oficial do Tiny Desk do YouTube
Atrações:
• Luedji Luna (Brasil)
• Nenny (Portugal)
• Calma Carmona (Porto Rico)
• Chocquibtown (Colômbia)
• Host: Gitoo @gitoo_thoo