“Afrosambajazz” reúne classicos de Baden Powell no Teatro Oi Brasília.

Foto de Alexandre Debatin.

No dia 6 de agosto, o grupo Itaú Unibanco Banco Múltiplo – Itaú BBA apresenta no Teatro Oi Brasília o show de lançamento do CD Afrosambajazz, com apoio da Baden Powell Produções Artísticas e Adnet Música

Os sambas de Baden Powell compostos entre os anos 60 e 80, formam um dos mais belos e impressionantes conjuntos de canções da música popular brasileira. Mais de quatro décadas depois da primeira gravação de alguns deles, no clássico disco Afro-Sambas, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, os arranjadores, instrumentistas e produtores Mario Adnet e Philippe Baden Powell, filho do compositor, retomam a obra do extraordinário músico, mesclando temas conhecidos com diversas composições inéditas. 

Afrosambajazz será interpretado no palco por quase todos os músicos que participaram da gravação do CD. A banda, dirigida por Mario Adnet (violão e voz) e Philippe (piano e voz), é formada por: Marcos Nimrichter (piano elétrico e acordeom), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria), Armando Marçal (percussão), Jessé Sadoc (trompete), Eduardo Prado (trompa), Everson Moraes (trombone), Joana Adnet (clarinete e voz), Henrique Band (sax alto e flautas), Eduardo Neves (sax tenor e flautas), Teco Cardoso (sax barítono e flautas) e Antonia Adnet (violão de sete cordas). Além da participação especial da cantora Mônica Salmaso

Philippe Baden Powell e Mário Adnet. Foto de Nelson Faria.

No repertório do show – todas as canções do CD: as inéditas Ritmo Afro (Baden em parceria com o filho Philippe), Canto de Yansan (Baden e Ildásio Tavares), Ladainha de Yansan (Baden em parceria com sua mulher Silvia Powell, mãe de Philippe e Marcel), Caxangá de Oxalá, Nhem Nhem Nhem, Lamento de Preto Velho e Domingo de Ramos (as quatro de Baden); as ainda pouco conhecidas Alodé (Baden), Sermão e Introdução ao Canto de Yansan (ambas em parceria com Paulo César Pinheiro) e, finalmente, as clássicas Canto de Ossanha, Berimbau, Canto de Xangô, Lamento de Exú e Canto de Yemanjá (as cinco da dupla Baden e Vinícius de Moraes). 

Esse show faz parte da turnê nacional de lançamento do CD, que já passou por grandes cidades como: Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, passando por Brasília e finalizando em São Paulo. 

Baden Powell (06/08/1937, Varre e Sai, RJ – 26/09/2000, Rio de Janeiro, RJ), é reconhecido como um dos principais instrumentistas do Brasil. Seu violão único é escola com milhares de seguidores; suas canções foram gravados por uma lista interminável de artistas brasileiros e estrangeiros. Sua discografia é vasta, mais de 80 álbuns gravados entre o Brasil e a Europa, principalmente na França, onde viveu por vários anos e tornou-se muito popular. Quando Mario e Philippe idealizaram o projeto Afrosambajazz, optaram por um caminho instrumental diferente da concepção de Baden. “Decidimos seguir o nosso instinto de arranjadores“, diz Adnet, “e usar o colorido de uma orquestra de sopros com seção rítmica. Muito importante, como fonte de inspiração para nós, foi a amizade e a forte ligação musical entre Baden e o maestro Moacir Santos, seu professor. A obra dos dois se assemelha muito, sobretudo na temática afro-brasileira.” 

Philippe Baden Powell e Mário Adnet. Foto de Nelson Faria.

Mario Adnet • compositor, violonista e arranjador. Adnet é idealizador e produtor, juntamente com Paulo Jobim, do premiado Jobim Sinfônico (Grammy 2004, de melhor álbum clássico), e foi o vencedor do Prêmio TIM de Música 2007, na qualidade de melhor arranjador do ano pelo CD Jobim Jazz. Além de produzir seus discos solo como Pedra Bonita, Rio Carioca e Para Gershwin e Jobim, produziu e arranjou projetos como Ouro Negro e Choros & Alegria (ambos em parceria com Zé Nogueira), sobre a obra do compositor e arranjador Moacir Santos. 

Philippe Baden Powell • pianista, compositor e arranjador. Herdeiro da musicalidade de seu pai, Philippe ganha destaque no meio musical como instrumentista e compositor. Tem se apresentado em importantes salas, teatros e festivais no Brasil e no exterior. Realizou recente tournée pela França em duo com o irmão, o violonista Marcel Powell. Foi semifinalista na Montreux Jazz Piano Solo Competition 2002. Gravou três cds: Baden Powell e filhos (94), Suite-Afro Consolação (97), e Samba em Prelúdio / Quand tu t’ en vas (2001), com o cantor Benjamin Legrand, filho de Michel Legrand. Atualmente mora em Paris. 

Serviço: Afrosambajazz
Local: Teatro Oi Brasília.
SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C – Vizinho do Palácio da Alvorada
Dia e horário: 6 de agosto, sexta-feira, às 21h.
Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).
C.I.: 12 anos.
Informações: http://www.teatrobrasilia.com.br/e 3424-7121 ou 3342-2674