Seis artistas e o público investigam processo de criação.

Divulgação.
Divulgação.

O projeto Aisthesis – compartilhando instantes de criação aterrisa no Museu da República nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), às 17 horas, com entrada franca. A iniciativa foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014 e reúne seis criadores locais em encontros mensais onde o público é convidado a ser coautor nas experimentações.

O time é formado pelo ator e diretor, Francis Wilker; a coreógrafa e mestra em arte contemporânea, Giselle Rodrigues; a atriz e bailarina, Kenia Dias; o diretor, coreógrafo e bailarino, Édi Oliveira; o diretor, dramaturgo e ator, Jonathan Andrade; e o pesquisador e professor, Glauber Coradesqui.

“Nós queríamos algo diferente, que não assumisse uma categoria, porque o que desejamos mesmo é promover o encontro, a troca”, conta Giselle Rodrigues. A ação prevê a realização de encontros mensais abertos a todos aqueles que se interessam em criar, observar, discutir o processo de criação, e, principalmente, vivenciar o que de mais potente, imprevisível e subversivo poderá nascer do encontro entre pessoas diferentes; num espaço em que dança contemporânea, teatro, literatura e performance estão em jogo. Para Jonathan Andrade, a troca intensa, a mistura de repertórios e os modos de criar irão redimensionar a prática de cada um que participar levando essa bagagem para outros trabalhos. “Não dá pra sair ileso de um encontro como esse”, comenta Jonathan.

O nome do projeto, segundo Francis Wilker, faz uso do termo grego que significa “percepção pelos sentidos”: “Discutimos a criação como naquele instante único e irrepetível em que nossos sentidos são afetados por diversos estímulos e, quase automaticamente, o devolvemos em forma de som, movimento, palavra e, sobretudo, do jogo com o outro”.

Estão previstos mais quatro encontros até abril de 2015. Além disso, semanalmente os artistas seguem trabalhando na pesquisa (um núcleo em Brasília e outro em São Paulo). “Nossa prática é sempre aberta à participação de quem se interessar, estamos sedentos dessa relação com o outro”, enfatiza Kenia Dias. Para os interessados em acompanhar mais de perto o trabalho dos artistas, basta acessar o blogwww.plataformaisthesis.wordpress.com ou a Fan page (http://facebook.com/plataformaisthesis).

Serviço: Aisthesis – compartilhando instantes de criação
Data: 11 e 12 de outubro
Local: Anexo do Museu da República (Setor Cultural Sul)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: www.plataformaisthesis.wordpress.com