Salvador – Rio de Janeiro – Brasília: As 3 Capitais do Brasil em 1957.

Publicado em 10 de April de 2012 em Artes Visuais por Acha

 

Divulgação.

Renato Acha

O sueco Ake Borglund havia acabado de ganhar um prêmio de viagem por sua fotografia jornalística publicada em seu país. A América do Sul foi seu destino em 1957 e o trouxe ao Brasil, Argentina e Chile. Por aqui visitou as cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, da onde obteve um vasto material que se tornaria um referencial histórico.

Divulgação.

A exposição  Salvador – Rio de Janeiro – Brasília: As 3 Capitais do Brasil em 1957 apresenta 75 fotografias em preto e branco que registram cenas inéditas. “O projeto que ora apresentamos pretende mostrar pela primeira vez as fotos inéditas de Salvador e Rio de Janeiro, junto às de Brasília feitas por Ake Borglund em 1957. Assim, as três capitais brasileiras são vistas em um momento crucial de transformação do Brasil”, destaca Mercedes Urquiza, idealizadora da mostra, com curadoria de Evandro Salles.

Divulgação.

Mercedes Urquiza foi a cicerone de Borglund em uma Brasília ainda em construção e o acompanhou em meio a canteiros e edificações repletas de pessoas. O rico resultado teve ampla divulgação em revistas como a National Geographic e a Paris Match, o que fez com que posteriormente o fotógrafo repassasse a Urquiza um lote com mais de trezentas fotografias.

Divulgação.

Na mostra o público vai conferir 22 fotos de Brasília em construção, 30 de Salvador e 23 do Rio de janeiro. O curador e artista plástico Evandro Salles propôs um diálogo com a visão atual das cidades e convidou três fotógrafos que trazem imagens do mesmo tamanho das de Borglund. Rui Faquini apresenta fotos de Brasília, José Carvalho retrata Salvador e Tomás Faquini mostra o Rio de Janeiro de 2012.

Divulgação.

Serviço: Exposição: Salvador – Rio de Janeiro – Brasília: As 3 Capitais do Brasil em 1957 – Fotografias de Ake Borglund, Rui Faquini, José Carvalho e Tomás Faquini.

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Praça Municipal – Quadra 2, Lote 5 – Edifício Sede)

Abertura: 11 de abril de 2012, às 19:30.

Visitação: De 12 de abril a 10 de maio de 2012. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados).

Entrada gratuita.

Livre para todas as idades.

Realização: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Patrocínio: Governo Federal e Petrobrás.

Apoio Institucional: Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Embaixada da Suécia, Imagens Promoções e NGD – Núcleo Gráfico Digital.

Post comment