VII Mostra de Intérpretes Criadores Alaya Dança traz oficinas, debate e espetáculos.

De 26 de setembro a 8 de outubro.

Foto: Sátiro Valença.
Foto: Sátiro Valença.

A VII Mostra de Intérpretes Criadores – Alaya Dança acontece de 26 de setembro a 8 de outubro, com o tema: “Por uma dança pobre: potencialidades poéticas do movimento”, que faz uma referência ao Teatro Pobre de Grotowisky, instigando o olhar do artista da dança na fisicalidade, excluindo da cena os excessos.

A programação traz espetáculos gratuitos, mesas redondas e uma Plataforma de Processos Criativos, atividade de formação na qual participam 15 candidatos selecionados de vários estados brasileiros. “Nesse período estarão convivendo e trocando experiências novos artistas e nomes de peso da dança contemporânea brasileira”, afirma Lenora Lobo, diretora artística do evento.

A primeira etapa da VII Mostra será marcada pela realização das oficinas da Plataforma de Processos Criativos, a partir do dia 26 de setembro, no Instituto Federal de Brasília. A Plataforma, dirigida a novos criadores de todo país, é orientada por Rosa Hercoles e Lina do Carmo, profissionais renomadas da dramaturgia e dança, e conta com o apoio de Lenora Lobo e dos integrantes do Núcleo Alaya: Alexandre Nascimento, Marcilma Carvalho, Beneto Luna, Hilton Gonçalves e Cleani Marques Calazans. As Mostras do Alaya Dança vêm contribuindo ao longo dos últimos 16 anos com a investigação de novos formatos de criação em dança contemporânea, priorizando os intérpretes-criadores engajados em pesquisas de expressão singular, tornando-se referência no país.

Um dos pontos altos da VII Mostra de Intérpretes Criadores serão as apresentações de dança dos intérpretes-criadores convidados que muito vêm contribuindo com a arte e a dança contemporânea brasileira. São eles Rui Moreira (MG), Vanilton Lakka (MG), Christiane Lapa (DF), Janaina Lobo (PI), Alexandre Nascimento (DF), Eliana Carneiro (DF), Maria Paula (PE), Aída Cruz (DF) e Lina do Carmo (Alemanha/Brasil), que farão solos em apresentações que ocorrerão no Teatro Dulcina de Moraes, de 30 de setembro à 2 de outubro.

Artistas e público também serão brindados com mesas de debate, que ocorrerão na Licenciatura de Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB). Aqui, será a vez de aprofundar o tema da Mostra em discussões com público de intérpretes criadores, pesquisadores da dança, professores e diretores de artes cênicas. O evento será encerrado com a Performance de intérpretes criadores que participaram da Plataforma de Processos Criativos, no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e um Fórum de Avaliação do evento com a participação da professora Doutora Helena Katz, crítica de arte do Estado de São Paulo; e de uma Mesa com os profissionais da dança Luciana Lara, Yara de Cunto, Rui Moreira e Lina do Carmo. Mediação de Lenora Lobo.

Paralelamente, os artistas convidados da VII Mostra de Intérpretes Criadores vão oferecer oficinas de Dança Contemporânea na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes nos dias 1o. , 4 e 7 de outubro. Serão 10 vagas abertas ao público, além das 15 vagas já garantidas para alunos da Faculdade. Mais informações e inscrições no ciaalayadanca@gmail.com.

Mulheres Assírias.
Mulheres Assírias.

Serviço: VII Mostra de Intérpretes Criadores – Alaya Dança
Plataforma de Processos Criativos
Data: 26 a 30/09/2016 e de 03 a 07/10/2016
Hora: de 08h30 às 13h30
Local: Instituto Federal de Brasília (IFB)

Seminários e Mesas:
Local: Instituto Federal de Brasília (IFB) – auditório

Hora: 16h às 18h

Mesa 1 – O Teatro Pobre de Grotowsky e sua contribuição para a Dança, com Rita Almeida Castro e Kenia Dias. Mediação : Giselle Rodrigues

Data: 29/09/2016

Mesa 2 – Dramaturgia em dança e dramaturgia do gesto com Rosa Hercoles e Lina do Carmo. Mediação Márcia Duarte.

Data: 30/09/2016

Mesa 3 – Mostras de Dança e Mostra de Intérpretes Criadores / Núcleo Alaya como estimuladoras de processos criativos com Dulce Aquino, Rui Moreira e Márcia Almeida. Mediação: Yara de Cunto.

Data: 07/10/2016

Mostra Coreográfica de Intérpretes-Criadores Convidados
Data 30/09/2016 à 02/10/2016
Local: Teatro Dulcina de Moraes
Hora: 20h
30/09 – Sexta-feira – Eliana Carneiro, Christiane Lapa, Rui Moreira,
1º/10 – Sábado – Janaína Lobo, Vanilton Lakka, Lina do Carmo.
02/10 – Domingo – Aida Cruz, Alexandre Nascimento e Maria Paula.

Performance Plataforma com artistas residentes e Fórum de Avaliação da VII Mostra
Apresentação/refexão: Helena Katz
Participação Mesa: Rui Moreira, Lina do Carmo, Luciana Lara Yara de Cunto. Mediação: Lenora Lobo

Data: 08/10/2016
Hora: 16h na sala B1-51 – Departamento de Artes Cênicas da UnB
Artistas residentes:

Rafael Alves (DF), Carolina de Pinho(MG), Samuel Alves Nascimento (PI), Negro Val (DF) Caroline Castelo (PA), Thiago Gomes (CE), Fabiana Marroni (DF), Moises Ferreira (RN), Victor Vihen (MA), Rodrigo Gondim (RJ), Gigliola Mendes (DF), Thais Aguiar (GO), Guilherme Fraga Rocha (BA), Richard Salles (Porto Alegre), Carolina Miranda (BA), Lisiane Queiroz (DF), Helen Dieb (DF), Maria Tavares (DF).

Oficinas abertas de Dança Contemporânea
Local: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
Oficina 1: Maria Paula Costa Rêgo (Recife)
Data: 01/10 de 2016
Hora: 15h30 às 18h

Oficina 2: Lina do Carmo (Alemanha)
Data: 04/10 de 2016
Hora: 19h00 às 21h30

Oficina 3: Rui Moreira (BH)
Data: 07/10 de 2016
Hora: 9h30 às12h
Entrada gratuita
Censura: 12 anos.