“Além dos Olhos” de Péterson Paim estreia no Cine Brasília em 7 de setembro.

Divulgação.

O longa-metragem será exibido no Cine Brasília (106/107 Sul) no dia 7 de Setembro de 2010, às 20h, com entrada franca. Trata-se de um trabalho independente, com atores de Brasília, cuja maioria é desconhecida do grande público (o mais conhecido é o ator Andrade Júnior, de Louco por Cinema e O Tronco, com Nuno Leal Maia e Antônio Fagundes, respectivamente), com gravações realizadas no Distrito Federal (Brasília, Guará, Taguatinga – Blues Pub, Poço Azul), Cidade de Goiás, Pirenópolis e Goianésia – GO. O elenco foi selecionado por meio de testes realizados após divulgação em cartazes no Instituto de Artes da UnB, na Faculdade Dulcina de Moraes e na Rodoviária do Plano Piloto.

ALÉM DOS OLHOS é um suspense experimental, gravado com poucos recursos, que conta a história de Alves, um homem que teve os pais assassinados na infância e que cria sua família nas proximidades de uma cidade onde as pessoas desaparecem misteriosamente devido a conflitos religiosos. Alves trabalha no canavial com seu filho Paulo, enquanto a esposa, Célia, cuida da enorme casa em companhia de Sílvia (deficiente física) e Mariza (arredia, é atormentada por um trauma de infância). Lana, a filha mais velha e rebelde, trabalha na cidade e se aventura em paixões cada vez mais perigosas. Devido à diferença de crença religiosa, fantasmas e alucinações rondam a família de Alves. As tormentas aumentam quando o benzedor e ex-padre Divino se aproxima para oferecer ajuda à família de Alves, a qual passa a ter visões e sofrer perseguições sobrenaturais que os ameaçam de serem os próximos a desaparecerem. Resta a Alves e sua família abandonar sua fé para evitarem o pior ou manter a própria crença religiosa, mesmo sabendo que hes podem custar a vida.

O próprio diretor, que é professor da Secretaria de Educação,  desembolsou 25 mil Reais para concluir o filme, incluindo a compra de equipamentos de gravação e edição, no decorrer de alguns anos. As gravações foram realizadas basicamente em 2003 e 2004, e somente no fim de 2006 puderam-se adquirir os equipamentos de edição necessários para a montagem. Na semana santa do ano seguinte, o filme foi entregue para a criação de trilha e efeitos sonoros, a qual ficou pronta em 2008. Após revisões técnicas ligadas à Rio Filmes, o trabalho foi finalizado e encaminhado a festivais. Por não ser finalizado em 35mm, não pôde participar do Festival de Brasília e foi submetido aos registros da ANCINE e do Ministério da Justiça. Somente após 8 meses, toda a documentação ficou pronta e o filme recebeu o Certificado de Produto Brasileiro e a Classificação Indicativa de 16 anos, após recurso apresentado ao Ministério da Justiça, que o classificara como 18 anos.

Com a documentação, tentou-se negociação com distribuidoras. Algumas avaliaram o filme, mas por falta de elenco conhecido desistiram do investimento. Mas a MOVIEMOBZ fechou acordo: colocou, no final de Dezembro de 2009, o trailer no site http://www.moviemobz.com/ para votação até que o mesmo atinja demanda suficiente para ser lançado em salas digitais de cinema em todo o país. Apesar da votação expressiva (é o mais votado do site em todos os tempos), não há previsão para o lançamento comercial e, nesse intuito, buscamos lançamento alternativo com a Secretaria de Cultura, a qual cedeu o Cine Brasília. Como o longa está em formato digital, será utilizado um projetor de vídeo durante o lançamento. A divulgação do evento também não tem apoio da Secretaria de Cultura e, nesse sentido, estamos divulgando apenas pela Internet.

ALÉM DOS OLHOS ainda não foi exibido – apenas algumas pessoas da parte técnica da produção o assistiram. Nem os atores ainda conhecem o produto editado, que será exibido no próximo Dia da Independência nacional.

Informações: petersonpaim@gmail.com ou (61)9994-2138 http://www.paimfilmes.com/

Serviço: Além dos Olhos

Data: 7 de setembro de 2010 (terça) às 20 horas

Local: Cine Brasília