O cubano Alexander Lobaina abre sua primeira mostra no Brasil.

De 5 de agosto a 4 de setembro.

Série Seducción y Poder. Divulgação.
Fotos: Série Seducción y Poder. Divulgação.

A mostra Sinergia ou a terapia infinita, do artista cubano Alexander Lobaina, está em exibição no Museu Nacional da República de 5 de agosto a 4 de setembro. O artista, natural de Holguin, Cuba, tem 48 anos, e apresenta sua obra pela primeira no Brasil. A exposição traz 23 obras contemporâneas e pop, em técnicas como óleo sobre tela, óleo sobre papel e óleo sobre papelão.

2
Alexander Lobaina começou a pintar ainda criança e aos 12 anos de idade entrou na escola de artes plásticas da cidade do Holguin, no Oriente de Cuba. A partir dos anos 90, começou a expor em mostras coletivas e individuais e recebeu vários prêmios, destacando os prêmios de gravura, no Salão Nacional de Artes Plásticas de alunos de Escuela de Arte, na cidade de Havana. Em 1999 recebeu um prêmio da União Nacional de Escritores e Artistas Cubanos – UNEAC, a mais importante entidade cultural de Cuba.

3
Importantes críticos de arte cubanos como Rufo Caballero, Manoel López Oliva, Rolando Estévez e Ramón Legón, destacam a diversificada e rica criação de Alexander Lobaina, tendo o artista um domínio completo da cor verde, que predomina em seu processo criativo.

4
Serviço: Sinergia ou a terapia infinita
Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Data: De 5 de agosto a 4 de setembro
Visitação: De terça a domingo, de 9:00 às 18:30
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.