CCBB recebe a mostra de fotografias “Alhambras – O legado Andalusí na América Latina”.

De 14 de maio a 16 de junho.

Bolivia.
City/Village: Cochabamba.
Man and woman playing billiards in former palace.
A copy (replica) of the Alambra Palace in Granada in Spain.

A mostra Alhambras – O legado Andalusí na América Latina está em exibição no Museu Banco do Brasil (CCBB – 1º andar) de 14 de maio a 16 de junho. Mais de 30 fotografias feitas em diversas regiões da América Latina retratam o riquíssimo patrimônio latino-americano inspirado na Alhambra: palácio localizado no Sul da Espanha que é um dos maiores símbolos do domínio árabe na Península Ibérica, e também em outros edifícios do Al-Ándalus.

A exposição busca mostrar como a estética “neoárabe” se desenvolveu na ibero-américa, por meio de arquitetos que viajavam pelas cidades europeias e traziam à América Latina esse olhar arquitetônico. A mostra inclui ainda uma mesa redonda no dia 14, às 19 horas, no hall do Museu Banco do Brasil sobre a influência árabe na arquitetura brasileira e latino-americana.

La Alhambra é uma cidade palaciana localizada em uma colina da cidade de Granada, construída em 1232 pela dinastia de reis muçulmanos Nazarí, os últimos muçulmanos que dominaram a Penísula Ibérica.Repletas de detalhes como frestas, mosaicos e azulejos coloridos as edificações produzem uma ilusão ótica: o reflexo do palácio o faz parecer maior do que realmente é e suas colunas causam a impressão que estão apoiadas no espelho d’água.Em 1492, os Nazari foram forçados a entrega-la aos Reis Católicos. Desta forma Alhambra se tornou patrimônio da Coroa Espanhola. Atualmente é um dos monumentos mais visitado da Espanha.

Alhambras – O legado Andalusí na América Latina
De 14 de maio a 16 de junho
Museu Banco do Brasil – 1º andar
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca.