A,B,C…TV – dicas de como ser um repórter.

O  livro A,B,C…TV – dicas de como ser um repórter, da jornalista Aliene Coutinho, tem lançamento nesta sexta (26 de agosto), às 19 horas no Museu da República.

A publicação traz importantes fundamentos para quem deseja trabalhar na televisão. A linguagem é direta, objetiva, simples e coloquial e descreve a rotina de uma redação de um telejornal, a cobertura, o deadline, a fonte, como fazer uma externa e claro, como enfrentar a temida câmera. São 28 páginas, com ilustrações coloridas que prendem a atenção.

“A ideia é que o livro tivesse a cara da tevê, ou seja, com imagens e textos leves e curtos, mas que cumprem o objetivo de transmitir a mensagem principal, e nesse caso a “notícia” é dar noções básicas de como fazer telejornalismo”, salienta Aliene Coutinho, que possui 23 anos de experiência, sendo 20 anos na TV Globo/Brasília. Foi professora de telejornalismo em uma faculdade particular da capital durante cinco anos, e desde 2002 ministra, em parceria com a produtora Vídeo Release, cursos práticos de tevê para estudantes de comunicação e jornalistas profissionais.

“Já foram 54 turmas, com uma média de 15 alunos. Hoje, sem medo de errar, 85% de quem trabalha em tevê em Brasília fizeram meu curso”, celebra a jornalista.

O lançamento marca a abertura do Comunicar 2011, evento que reúne estudantes de Comunicação Social de todo o  Brasil. A publicação estará à venda pela internet e nas principais livrarias da cidade em breve.