Aline Calixto é a segunda atração do projeto “Samba de Bamba”.

Divulgação.
Divulgação.

A cantora mineira Aline Calixto se apresenta na Caixa Cultural na quinta (28 de maio). A segunda atração do projeto Samba de Bamba – vai apresentar o show Iscandeia, um tributo a Ismael Silva e Candeia, inédito na capital. No show, Aline Calixto estará acompanhada dos músicos Thiago Delegado (violão sete cordas) e Robson Batata (percussão).

O setlist trará releituras de sucessos da dupla de bambas como “Filosofia do Samba”, “Se você Jurar”, “Minhas Madrugadas”, “Antonico”, “Peixeiro Grã-fino”, “O mar serenou”, “Receio”, “O último bloco”, “Gosto, mas não é muito”, “Vem menina moça”, “O sonho não acabou” e muitos outros. O projeto, com patrocínio da Caixa, realiza, até dezembro, uma série de dez shows com os novos expoentes do samba brasileiro.

Cantora e compositora, Aline Calixto se destaca há quase uma década no samba mineiro e, desde 2011, vem ganhando notoriedade no cenário nacional emplacando músicas nas rádios, em trilhas sonoras de novelas e chamando a atenção tanto do público quanto de importantes profissionais da crítica especializada. Após uma bem-sucedida trajetória no cenário independente, a artista lançou em 2009 seu álbum de estreia, batizado com seu próprio nome, que já lhe rendeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria “Disco do Ano”. No mesmo ano, foi indicada em duas categorias no Prêmio de Música Brasileira (Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora por Voto Popular).

Em 2012, Aline lança o álbum Flor Morena e novamente é indicada para o Prêmio da Música Brasileira, na categoria “Melhor cantora de samba”. Com o novo projeto, a cantora fez sua primeira turnê internacional. A música que dá nome ao disco, composição inédita dada à cantora por Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Junior Dom, entrou para trilha da novela “Fina Estampa”, exibida em horário nobre na TV Globo.

Em 2013, “Conto de Areia”, música que marcou a trajetória da cantora Clara Nunes, foi regravada por Aline em parceria com o rapper Emicida, em homenagem 30 anos de falecimento de Clara (e acaba de entrar no repertório de seu terceiro disco). Neste ano, no segundo semestre, Aline lança seu terceiro álbum intitulado Meu Ziriguidum, desta vez de forma independente, com músicas autorais, composições de renomados sambistas como Martinho da Villa e Arlindo Cruz, e algumas regravações. O novo trabalho conta com participações especiais de Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Emicida. Assinando a produção musical, duas gerações do samba: Paulão 7 Cordas e Thiago Delegado.

A próxima atração do projeto Samba de Bamba é o músico capixaba Makley Matos, dia 9 de junho.

Serviço: Aline Calixto no projeto Samba de Bamba na Caixa Cultural Brasília
Dia: 28 de maio (quinta) às 20 horas
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Desconto de 50% para assinantes do Correio Braziliense, sobre preço de inteira mediante apresentação do cupom “Sempre Você”
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 400 lugares