Transgressão e inovação – O começo de Pedro Almodóvar

Divulgação.

O genial cineasta Pedro Almodóvar tem parte de sua filmografia apresentada na mostra Transgressão e inovação – O começo de Pedro Almodóvar em cartaz no Instituto Cervantes entre os dias 19 e 23 de janeiro com entrada franca.

A peculiar visão do mundo feminino, a estética kitsch e um novo olhar sobre a cultura espanhola contemporânea são temas recorrentes nos filmes de Almodóvar. Neste ciclo de sua cinematografia serão apresentados filmes como Carne Trêmula, Labirinto de Paixões e Áta-me, que contam com interpretações de atores e atrizes como Antônio Banderas, Carmen Maura, Penélope Cruz e Marisa Paredes.


Programação:

19 de janeiro (quarta) às 20 horas

LABERINTO DE PASIONES

Pedro Almodóvar, 1982, 98 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Narra várias histórias de amor. A maioria com um final feliz, e o resto com um final infeliz, mas aberto à esperança. O casal protagonista, em volta do qual gira a história e que, por sua vez, provoca intensas paixões de todo tipo, está composta por Sexilia (jovem erotomaníaca, membro de um violento grupo musical feminino, Las Ex, e filha de um brilhante ginecologista) e Riza Niro, o herdeiro de um arruinado imperador árabe, mais interessado na cosmética e nos homens que na política internacional.

20 de janeiro (quinta) às 20 horas

ENTRE TINIEBLAS

Pedro Almodóvar, 1983, 96 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Yolanda Bell, uma jovem cantora de boleros, viciada, imprudente e ambígua, vê seu namorado Jorge morrer de uma overdose de heroína com estricnina que ela mesma preparou. Mantinham uma relação de mútua aniquilação e de intensa dependência. Aterrorizada, decide desaparecer. Refugia-se no convento das Redentoras Humilhadas. A Superiora declara sua admiração em uma noite que a viu atuar no Molino Rojo.

21 de janeiro (sexta) às 20 horas

¿QUÉ HE HECHO YO PARA MERECER ESTO?

Pedro Almodóvar, 1984, 97 minutos

Classificação indicativa: 13 anos

Gloria trabalha de empregada, limpando, além de sua casa, várias outras para ajudar no orçamento familiar. Ela costuma tomar anfetaminas todos os dias, desta forma consegue permanecer acordada durante as 18 horas de sua jornada de trabalho. Divide os quarenta metros quadrados de sua casa com seu marido, taxista, a sogra, dois filhos e um lagarto. Não é uma mulher feliz.

22 de janeiro (sábado) às 20 horas

ÁTAME

Pedro Almodóvar, 1989, 90 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Ricki é órfão desde os três anos, durante toda a sua vida viveu em diferentes instituições sociais. Quando aos 23 anos sai de um centro psiquiátrico só tem a noite e o dia e um projeto triplo: encontrar uma mulher, constituir uma família e ter um trabalho. A normalidade. Mas, apesar de sua imaturidade, Ricki sabe que a normalidade é um luxo que terá que conquistar à força.

23 de janeiro (domingo) às 20 horas

CARNE TRÉMULA

Pedro Almodóvar, 1997, 97 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Em uma noite de 1990, três homens e três armas se encontram na casa do cônsul italiano em Madri.  Elena, sua filha, está sozinha esperando ansiosa a chegada de um “aviãozinho” que vai trazer droga. Os três homens são Víctor, um adolescente imaturo e marginal, e uma dupla policial, David e Sancho. Entre os três homens inicia-se uma violenta discussão.

Serviço: Transgressão e inovação – O começo de Pedro Almodóvar

Data: 19 a 23 de janeiro de 2011 às 20 horas

Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907 Lote D. Asa Sul)

Entrada Franva

Ver Classificação Indicativa do filme.