André Santangelo abre a mostra “Paisagem Desgarrada”.

paisagem desgarradapaisagem desgarrada 2
A mostra Paisagem desgarrada, de André Santangelo, ocupa a Referência Galeria de Arte de 1º de agosto a 1º de setembro. O artista traçou uma pesquisa que envolve diversas técnicas das artes visuais, e uma série de imagens impressas em tamanhos variados e uma instalação, que remete à percepção do observador.

A cor não é um elemento preponderante no trabalho de Santangelo, mas ela aparece de tempos em tempos. A luz, por outro lado, é presença constante. Contrastes de claro e escuro, céu e terra, as imagens ascendem ao infinito e ao desconhecido remetendo a referências renascentistas e barrocas, estas, porém, desprovidas de aspectos religiosos, ainda assim impregnadas de mistérios a serem descobertos.

Em “Paisagem desgarrada”, cor, luz e sombra retornam à cena presentes na matéria prima: imagens de céu, terra, muros, vegetação, lago, poças d’água, teias de aranha, tapetes, telas pintadas e envelhecidas pela ação do tempo. De posse dessas imagens, são recriados modelos possíveis de paisagens, cenas banais que se transformam em cenários de sonhos, às vezes tranquilos, às vezes revoltos. Com a pintura, o desenho e a fotografia como ferramentas, Santangelo constrói paisagens antes invisíveis.

André Santangelo.
André Santangelo.

Com 14 obras impressas com pigmento mineral sobre papel de algodão que compõem a mostra, Paisagem desgarrada é o desdobramento de séries anteriores criadas por André Santangelo. São pesquisas de imagem e linguagem que resultaram as exposições Estratégias para naufrágios (Galeria Ponto – 2014) e Imago (Referência Galeria de Arte – 2013). A mostra traz ainda a instalação No fundo do seu olho, trabalho realizado por Santangelo com projetor, aquário e areia, em um espaço especialmente preparado para receber a obra.

Junto com a abertura da mostra ao público, será realizada uma projeção de imagens dos trabalhos do artista e haverá presença de food trucks, com serviço de bebidas e comidas variadas. “Pensamos em um evento que integre ainda mais a comunidade das quadras vizinhas e, também, para que todos possam conhecer o trabalho de um dos mais destacados artistas da cidade, com repercussão nacional”, afirma Onice Moraes, marchand e sócia da Referência Galeria de Arte. “Este é um presente para a cidade que há 20 anos nos acolhe e acredita no trabalho da referência”, completa.
paisagem desgarrada 4
Serviço: Paisagem desgarrada, de André Santangelo
Abertura: 1º de agosto, das 17h às 21h
Visitação: Até 1º de setembro
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Encontro com o artista e visita guiada: 22 de agosto, às 16h
Local: Referência Galeria de Arte (CLN 205, bloco A, loja 9)
Telefone: (61) 3361-3501 e (61) 8162-3111
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre.