Pontos turísticos recebem Teatro de Formas Animadas.

Até 1º de setembro.

Cabeças Vorazes. Foto: Tatiane Reis.

Até 1º de setembro, sempre aos sábados e domingos, o Anima Brasília vai levar cultura e entretenimento a 10 prontos turísticos de Brasília, sendo: Torre de TV, Catedral de Brasília, Praça dos Três Poderes, Biblioteca Nacional, Centro Histórico de Planaltina, Museu da República, Pontão do Lago Sul, Planetário, Parque Olhos d’Água e Parque Sarah Kubitschek. No total, serão apresentadas 14 sessões gratuitas de sete espetáculos de animação em miniatura, para todas as idades.

Brasília – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade – atrai turistas do Brasil e do mundo. Para os quais, sua imagem de centro político se diluí na diversidade de atrativos e programas para místicos ou amantes das artes e da natureza. No entanto, ainda, muito do que se ouve a respeito da cultura local deve-se à arquitetura e plano urbanístico [modernistas] e à música.

Ficando em segundo plano o Teatro Brasiliense, de expressiva produção com nomes consagrados e uma forte presença de grupos jovens. Integram, de forma significativa, esta parcela de artistas do teatro local, os que se debruçam sobre a linguagem do Teatro de Formas Animadas. Arte, que, por sua característica artesanal, encontra barreiras para sua difusão.

Lírico, o Teatro de Formas Animadas é o gênero no qual bonecos, objetos, formas ou sombras dão vida a seres e ideias, através da intervenção de um ou mais ator-manipulador. O termo [Teatro de Formas Animadas] foi criado, na segunda metade do século XX, para diferenciar outras designações como “Teatro de Marionetes”, “Teatro de Fantoches” e “Teatro de Bonecos”, por apresentar uma definição mais abrangente.

As sessões do Anima Brasília, apresentadas em espaços públicos, de graça e para todas as idades têm como uma de suas propostas, proporcionar a difusão e o reconhecimento, a um público além do local, das artes cênicas produzidas em Brasília, em especial à do teatro de miniaturas. O projeto é realizado com recursos do Governo Federal/Funarte, por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Erika Kokay.

Natural de Brasília, o Instituto Arcana [proponente do projeto] atua e se destaca pelas ações sociais que fazem da arte o meio de transformação do pensamento patriarcal que dá margem à desigualdade e à violência, característica que permeou a escolha dos espetáculos a serem apresentados no Anima Brasília. Com projetos integrados de cultura, educação, psicologia e igualdade de gênero, o Instituto trabalha a saúde integral por meio de exercícios de estímulo a criatividade e o conhecimento para vista alcançar cidadania e autonomia do ser humano.

Espetáculos:

Ataque de Nervos – Apresenta uma mulher em um ataque de nervos. Em seu cotidiano maçante, ela se irrita com as coisas mais simples da vida, saindo de si e afastando-se do seu eu interior. Mas uma chama de alegria e feminilidade ainda pode ajudá-la. Interprete/Caixeira: Jirlene Paschoal.

Mensagem – Inspirada em um conto de Eduardo Galeano, é uma caixa interativa onde o expectador também é o protagonista, envolvido pela misteriosa cigana. Interprete/Caixeira: Mariana Baeta.

Priscila, A Perereca – Inspirado em uma tirinha de história em quadrinhos, a peça apresenta o encontro entre uma perereca e um desconhecido que, oferecendo-lhe seus beijos, a questiona se ela se transformará em uma princesa. Nesse encontro, Priscila mostra que as histórias de príncipes e sapas, ou ao contrário, nem sempre tem um final feliz. Interprete/Caixeira: Amara Hurtado.

Caixa de Mitos – Lendas do Brasil – Criado em 2010, Caixa de Mitos – Lendas do Brasil é o segundo espetáculo da As Caixeiras Cia. de Bonecas. Sob a temática das lendas brasileiras, que trazem em sua essência o imaginário popular, o espetáculo confirma o importante papel do Teatro na construção e na preservação da identidade cultural brasileira. Fruto de intensa pesquisa sobre as culturas populares e seus elementos míticos, técnicas cênicas em miniatura, iluminação, materiais para a construção de bonecos e caixa cênica e dramaturgia para Teatro Lambe-lambe, o espetáculo Caixa de Mitos – Lenda do Brasil é apresentado por meio de pequenos bonecos dentro de uma caixa para até três espectadores por vez. Direção de Isabela Brochado. Elenco: As Caixeiras Cia de Bonecas.

Elastic – Jordi Elastic é um acrobata aposentado do Circo Circus que revive seus tempos de glória praticando em casa suas acrobacias, sob a vista do seu insólito ajudante. Criação, construção e atuação: Marcos Pena. Direção e fotografia: Izabela Brochado. Música: “O gato e o canário”, de Pixinguinha.

Cabeças Vorazes – Espetáculo do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, “Cabeças Vorazes”, é inspirado no mito indígena “A Cabeça Voadora”, comum aos povos da região do Rio Guaporé, na Amazônia Brasileira. O mito possui diversas versões descritas pela antropóloga Betty Mindlin, no livro Moquecas de Maridos. As Caixeiras Cia. de Bonecas escolheram, para a sua encenação, a versão do povo Makurap. O espetáculo conta a história de um homem e de uma mulher que todas as noites dormem abraçados na rede. De madrugada, a cabeça da mulher se desprende de seu corpo e voa para malocas de aldeias distantes à procura de comida. Antes do amanhecer, a cabeça da mulher volta e se cola em seu corpo outra vez. Era assim todas as noites. Mas, numa dessas madrugadas, o inesperado acontece e a partir daí a vida do casal não é mais a mesa. Direção: Izabela Brochado. Elenco: Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta.

Maltrarem – É um medicamento tarja preta de posologia 3m08s indicado a pessoas com comuns, que já amaram, que foram esquecidas com o tempo ou alguém que vive de lamentos. Aqui você irá conhecer a história de Jacinto Dolores em um lugar íntimo onde perder e ganhar nada vai mudar. Criação, execução e manipulação: Kika de Moraes.

Programação:

17/08, sábado
Mensagem, com Mariana Baeta; e Elastic, com Marcos Pena
10h, em frente à Catedral de Brasília
16h, no Pontão do Lago Sul

18/08, domingo
10h, no Centro Histórico de Planaltina
16h, no Quiosque do Atleta do Parque da Cidade
Caixa de Mitos – Lendas do Brasil, com as Caixeiras Cia. de Bonecas

24/08, sábado

10h, em frente à Catedral de Brasília
Ataque de Nervos, com Jirlene Paschoal; e Maltrarem, com Kika Moraes

24/08, sábado

16h, no Parque Olhos D´Água
Cabeças Vorazes, com as Caixeiras Cia. de Bonecas

25/08, domingo

10h, em frente à Biblioteca Nacional
Matrarem, com Kika Moraes; e Elastic, com Marcos Pena

25/08, domingo

16h, no Parque Olhos D´Água

Cabeças Vorazes, com as Caixeiras Cia. de Bonecas

31/08, sábado

16h, no Quiosque do Atleta do Parque Cidade

1º/09, domingo

16h, em frente ao Museu da República

Elastic. Foto: Marcos Pena.

Anima Brasília – Circulação de espetáculos teatrais em miniatura.
Aos sábados e domingos, até 1º de setembro
Com sessões a partir das 10h e a partir das 16h.
Siga a programação em Anima Brasília, no Facebook.
Classificação indicativa: Livre.