Versão itinerante do Anima Mundi chega a Brasília.

De 26 a 29 de maio.

Viaje a Marte. Divulgação.
Viaje a Marte. Divulgação.

A versão itinerante do Anima Mundi ganha a pauta do Teatro da Caixa Cultural de 26 a 29 de maio com entrada franca. O Circuito Anima Mundi terá sessões para os adultos de sexta a domingo, às 17h e 19h30, e de filmes infantis às 15h, com uma seleção das melhores animações apresentadas na versão integral do Festival nos últimos anos. A abertura será na quinta-feira, dia 26, às 19h30. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso a partir de uma hora antes de cada sessão na bilheteria.

Serão exibidos 36 filmes nacionais e internacionais nas sessões destinadas ao público adulto em Brasília. Entre eles estão Eu queria ser um monstro (BR), de Marcelo Marão, que mostra a rotina de uma criança com bronquite; Ed. (BR), de Gabriel Garcia; O Divino de, repente (BR), de Fábio Yamaji; Mon Chinois (FR), de Cédric Villain; Viaje a marte (ARG), de Juan Pablo Zaramella; Hasta los huesos (MEX), de René Castillo; The saga of biôrn (DIN), de Benjamin Kousholt; o curta que virou moda no youtube Fresh guacamole (EUA), do PES, em que objetos são transformados em guacamole fresco; e o tcheco Tram, único filme da mostra que é proibido para menores de 18 anos.

The Gruffalo´s Child.
The Gruffalo´s Child.

As sessões infantis exibirão The dam keeper (EUA), de Dice Tsutusmi e Robert Kondo, que mostra o trabalho incansável de um porco que impede nuvens venenosas de atingir uma cidade mesmo sofrendo bullying dos moradores; Bomtempo(BR), de Alexandre Dubiela, mostra um dia na vida de um homem que passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho; The Gruffalo´s Child (UK), de Johnannes Weiland e Uwe Heidschötter, conta a história da filha de Grufalo que, ignorando os pais, sai pela neve em uma noite de tempestade atrás do Rato Malvado; Historia de un oso (Chile), de Gabriel Osorio, apresenta um urso que, por uma moeda, faz bonecos de lata se moverem e contarem uma história em um pequeno teatro de madeira; Zebra (GER), de Julia Ocker, conta a história de uma zebra que um dia trombou em uma árvore; The itch of the golden nit (UK), de Sarah Cox, mostra as mudança s na vida do pequeno Beanie quando Stella Malvada e o Menino de Fogo aparecem em seu quintal; A pequena vendedora de fósforo (BR), de Kyoto Yamashita, versão moderna do conto de Hans Christian Andersen mostra uma criança lutando para sobreviver na selva de concreto; e Room on the broom (UK), de Max Lang e Jan Lachauer, em que uma bruxa gentil faz amizade com um grupo de bichos que a salva de um dragão.

Esta edição do Circuito Anima Mundi em Brasília promoverá oficinas gratuitas de animação sobre a técnica stop motion com massa de modelar com Marcio Salles. Indicado para crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos, o curso será realizado de 27 a 29 de maio, das 13h às 19h. Não será preciso inscrição prévia e cada turma atende até 30 pessoas, mas conforme o participante for terminando seu projeto novas pessoas podem entrar na aula. Os participantes, em pequenos grupos, vão criar roteiros e confeccionar personagens modelados, que serão animados em um cenário de fundo infinito. No final, o público vai poder conferir o resultado do trabalho.  

Eu queria ser um monstro.
Eu queria ser um monstro.

Serviço: Circuito Anima Mundi
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: De 26 a 29 de maio (quinta a segunda)
Hora: quinta-feira, às 19h30 (abertura); sexta-feira a domingo, às 15h (sessão infantil), 17h (sessão adulta) e 19h30 (sessão adulta)
Classificação indicativa: verifique no site classificação indicativa para cada filme
Duração: verifique no site duração para cada filme
Entrada franca com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes das sessões
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Confira programação completa em www.animamundi.com.br