Anna Bella Geiger em retrospectiva.

H sobre Nácar (2003). Concha e metais. Divulgação.
H sobre Nácar (2003). Concha e metais. Divulgação.

A exposição “Ana Bella Geiger circa MMXI” está em exibição no Museu Nacional dos Correios, de 28 de maio a 27 de julho. A mostra destaca a fragmentação do estilo individual de Anna Bella que, segundo o crítico Fernando Cocchiarale, revela paradoxalmente o fundamento de sua totalidade. Em atividade desde os anos 1950, a artista inquieta já experimentou diversos métodos de expressão.

Foto: Jefferson Pancieri.
Foto: Jefferson Pancieri.

A própria artista executa a curadoria e possui um olhar diferenciado a cada itinerância do seu trabalho. Brasília vai ver uma reunião de obras variada que se unem em soluções análogas. Tratam-se de suas mais relevantes criações nos últimos 60 anos. “Interessou-me relativizar nesta mostra a originalidade de cada obra em proveito de um todo ainda inacabado e desconhecido para mim mesma. Isto significou não atuar de modo apenas subjetivo, no sentido de preferências de ordem pessoal ou afetiva, mas sim numa relação de vários outros sentidos”, explica Anna Bella.

Hiroshige, para os mares e aÌ guas (1996).
Hiroshige, para os mares e aÌ guas (1996).

“Até mesmo pelo tempo de minha trajetória, iniciada no século XX, perdurando até os dias atuais”, diz a artista. E, nesta mostra, é nítida a variedade no uso de meios, técnicas e materiais, tão característicos em seus trabalhos. O público encontra produções nos mais diversos suportes: desenhos a lápis, carvão e crayon, pinturas (acrílica, óleo, guache), fotogravuras, serigrafia, esculturas, videoinstalações e objetos tridimensionais.

Participou dos primeiros momentos da vanguarda abstrata brasileira, em sua vertente informal, tendo participado da Exposição de Arte Abstrata no Brasil deste sua primeira edição até meados dos anos 1960. Experiência que, em parceria com Fernando Cocchiarale, está descrita no livro “Abstracionismo Geométrico e Informal – vanguarda brasileira nos anos 50” (1987).

LUNAR I 1973 Fotoserigrafia 42x32 cm

Serviço: Anna Bella Geiger circa MMXI – www.circa2011.com.br
Local: Museu Nacional dos Correios
Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 04, Bloco “A”, Edifício Apolo, nº 256 – Brasília/DF
Data: de 28 de maio, às 19h, a 27 de julho de 2014
Visitação: terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.
Entrada franca
Classificação etária: Livre.

Foto: Lunar I (1973). Fotoserigrafia.