Anna Bella Geiger ganha mostra na Caixa Cultural.

De 11 de maio a 26 de junho.

Recens Orbis Descriptio - Local e Global, 2015.
Recens Orbis Descriptio – Local e Global, 2015.

A mostra Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias está em cartaz na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília de 11 de maio a 26 de junho.Anna Bella Geiger é uma das artistas brasileiras mais importantes, tanto pela inquietação que a levou a experimentar diversos meios, quanto pela qualidade de suas obras. Influenciada pelo seu casamento de 60 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, a artista a passou a desenvolver, a partir dos anos 70, um singular trabalho com mapas, pelos quais é conhecida em todo mundo.

Orbis Descriptio com coluna em camadas polissêmicas, 2015.
Orbis Descriptio com coluna em camadas polissêmicas, 2015.

Além da obra produzida para o vídeo, a exposição levará para a Caixa Cultural outras 11 Gavetas produzidas pela artista ao longo dos últimos 25 anos e ainda seis gravuras com mapas que dialogam com as Gavetas e seus conceitos artísticos. A exposição revela, então, o modus operandi e as motivações criativas de Anna Bella Geiger, além de passagens de sua singular trajetória como artista, mulher, mãe de quatro filhos e cidadã do mundo, que se mantém contemporânea aos 84 anos de idade.

Orbis Descriptio com equações e colunas salomônicas, 1998.
Orbis Descriptio com equações e colunas salomônicas, 1998.

“Solos de Memória” é uma performance teatral que teve sua estrutura criada a partir da ideia de que cada ator também é autor de sua própria fala. Tendo como inspiração e interlocução a obra de Anna Bella Geiger, a peça partiu da ideia de que a Gaveta é uma gaveta que guarda, que contém um mapa, um mapa de memórias, que pode ser de um, de todos e que igualmente a todos atinge.A estrutura do espetáculo se constrói a partir de um depoimento íntimo, que propõe uma investigação sobre o limite entre o público e o privado. A partir da provocação da idealizadora e diretora do projeto, Morena Cattoni, de que “estar vivo é acumular memórias”, os atores Daniel Chagas, Gisela de Castro, Marcéli Torquato e Natasha Corbelino apresentam seus próprios textos no espaço da exposição, de quarta a sábado, de 11 a 14 de maio, às 19h.

Orbis Descriptio com fronteiras indiferentes, 1998.
Orbis Descriptio com fronteiras indiferentes, 1998.

Serviço: Exposição Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural (SBS Quadra 04 Lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da Caixa)
Visitação: De 11 de maio a 26 de junho, das 9 às 21 horas
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Solos de Memória
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília
Apresentações de 11 a 14 de maio
Horário: 19 horas, de quarta a sábado
Duração: 80 min
Entrada franca
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: (61) 3206-9448 e 3206-9449.