“Anna Bella Geiger – Fotografia além da Fotografia (1972-2008)” abre junho na Caixa Cultural.

Divulgação

A Caixa Cultural Brasília promoverá, de 02 de junho a 04 de julho, na Galeria Principal, a exposição “Anna Bella Geiger – Fotografia além da Fotografia (1972-2008)”, que apresenta o trabalho de uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da atualidade. A curadoria da mostra é de Adolfo Montejo Navas e a entrada é franca. A abertura para imprensa e convidados ocorre na terça-feira (1°), às 19 horas.

Sob curadoria de Adolfo Montejo Navas, a mostra é composta por mais de 70 obras. Trata-se de um programa de trabalhos da artista de 1972 a 2008, nos quais ela utiliza a condição da fotografia como um dos elementos integrantes essenciais na sua obra.

O uso intertextualizado da imagem fotográfica na obra de Anna Bella Geiger inclui desde os chamados “registros” de ações performáticas do início dos anos 70, como em Circulambatio (72), a fotogravuras em metal e serigrafia (73 em diante), fotomontagens, fotografia objetual e fotografia-vídeo. Reúne obras como Brasil nativo/Brasil alienígena de 77, O Pão nosso de cada dia de 78, Camouflage 80, Aprés Man Ray de 2007 e Dupla especulação 2008, apresentadas recentemente em mostras internacionais na Alemanha, Polônia e Espanha.

O elemento fotográfico, recorrente na sua obra, é transformado, em que sua própria materialidade e seus processos funcionam como intervenções, apropriações e semioses linguísticas em sua conquista de uma outra imagem. Neste novo campo estético a fotografia na obra desta artista está para além do próprio corpus do qual se serve.

Segundo o curador, o título dado a esta mostra, por seu moto contínuo, estabelece a fotografia na obra desta artista como disciplina experimental e recurso estético, num processo conceitual e renovador. Segundo ele, suas obras possuem “um alto grau de presença que se transforma em diferentes registros e suportes, em uma função contaminante e transversa”. As obras estão não só em sintonia com a fotografia, mas são precursoras de várias das questões contemporâneas da visualidade, não só por suas indagações, mas por aproximar a arte de questionamentos críticos sobre a nossa própria visualidade.

Anna Bella Geiger apresentou uma grande mostra em São Paulo, em 2004, em Obras em Arquipélago, no Instituo Tomie Ohtake. Em 2006 a vídeo-instalação denominada CIRCA foi exibida na Fundação Eva Klabin e remontada em 2007 na PARARELA à Bienal de São Paulo. Em 2009 expôs individualmente Vídeos 1974>2009 no Oi Futuro no Rio de Janeiro.

Anna Bella Geiger tem realizado a sua obra com gravura, pintura, desenho, fotomontagem, vídeo. No início da década de 50 foi morar em Nova York, estudando História da Arte no Metropolitan Museum e Sociologia da Arte na Universidade de  NY com a historiadora alemã Hannah Levy Deinhard, que fundou esta disciplina naqueles anos. Tem participado de inúmeras mostras internacionais em museus e nas Bienais de São Paulo, assim como na Bienal de Veneza e da 5éme Bienalle de Photographie, na Bélgica. Em 1982 recebe o prêmio da Fundação Guggenheim, NY e em 2000, a Bolsa VITAE de pesquisa em Artes Plásticas. Obteve vários prêmios internacionais, como em 1962, da Casa de las Américas, Havana, da Bienal de desenho em Buenos Aires, da Bienal de Cuenca, com pintura, e recentemente o Prêmio da Crítica, Abca por sua trajetória artística.

Suas obras fazem parte de várias coleções particulares e de acervos de museus como o MoMA de NY, a FOGG Collection-Harvard, a GETTY Fundation em Los Angeles, o Beaubourg (Pompidou) Paris, o Victoria & Albert Museum-Londres, o MCABA em Barcelona, o Museu Reina Sofia em Madrid, o CGAC em Santiago de Compostela, entre outros. No MAM RJ e SP, no MAC Niterói e muitos outros. Com Fernando Cocchiarale escreveu e publicou o livro “Abstracionismo Geométrico e Informal – Vanguarda brasileira nos anos 50”.

Serviço:

Exposição “Anna Bella Geiger – Fotografia além da Fotografia (1972-2008)”
Local: Galeria Principal  – CAIXA Cultural Brasília
Abertura para convidados e imprensa: 1° de junho de 2010, às 19h
Visitação: de 02 de junho a 04 de julho de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9450 (de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 18h)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

Fonte: CAIXA Cultural – Brasília