Antonio Del Claro apresenta “Cello em solo brasileiro” na Caixa Cultural.

6 de junho.

Divulgação.
Divulgação.

A série Solo Musical traz o paulistano Antonio Del Claro para a Caixa Cultural no dia 6 de junho (segunda) às 20 horas. “Cello em solo brasileiro” está no programa do recital. Um desafio musical para Del Claro: executar apenas obras escritas originalmente para violoncelo solo e por compositores brasileiros.

“Sempre trouxe para mim não a obrigação, mas o dever aliado ao prazer de pesquisar e apresentar a música do meu chão”, diz Del Claro. “Durante minha trajetória tive oportunidade de conhecer e conviver com alguns dos mais representativos compositores que escreveram para o meu instrumento, o violoncelo, além de me dedicarem algumas de suas obras. E o projeto Solo me trouxe a grande oportunidade de repartir com todos a alegria que essa experiência traz”, explica.

Para as apresentações, Del Claro escolheu tocar “Etius Melos”, de Ronaldo Miranda, uma homenagem ao primeiro movimento da Suíte para Violoncelo de Johann Sebastian Bach. A esta obra seguem “Meloritmias nº 2” de Ernâni Aguiar, “Seis pequenas peças” de Rogério Duprat, a “Suíte nº 4, opus 77” de Aleh Ferreira, a “Fantasia Sulamérica” de Cláudio Santoro e dois movimentos da “Suíte Macambira”, de Clóvis Pereira. Deste programa, as obras de Rogério Duprat e Aleh Ferreira serão mostradas em primeira audição mundial. Aleh compôs a Suíte sob inspiração destes recitais no Solo Música e dedicou a obra a Antonio Del Claro, como ocorreu no passado com Cláudio Santoro em sua Fantasia Sulamerica. “É repertório pouco gravado e conhecido do público brasileiro, exatamente por serem poucos os convites que surgem para violoncelistas se apresentarem sozinhos no palco. Esta acaba sendo uma das características especiais do projeto Solo Música” , diz o produtor Alvaro Collaço.

Serviço: Solo Música – Antonio Del Claro
Data: 6 de junho (segunda) às 20 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)]
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e 1 quilo de alimento não perecível
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h
Informações: (61) 3206-6456
Duração: 80 minutos
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Classificação indicativa: 12 anos.