Museu dos Correios recebe mostra individual de Antônio Maluf.

De 29 de abril a 26 de junho.

Serie Progressões Crescentes e Decrescentes no Quadrado  Acrílica sobre Madeira.
Serie Progressões Crescentes e Decrescentes no Quadrado Acrílica sobre Madeira.

O Museu Correios apresenta a exposição inédita Antônio Maluf – Singular e Plural, de 29 de abril a 26 de junho de 2016. A mostra apresenta 61 trabalhos entre desenhos, guaches, pinturas e offsets, do artista brasileiro Antônio Maluf, considerado o precursor do concretismo e do design gráfico moderno no Brasil. Algumas das obras presentes na exposição nunca foram vistas pelo público, sendo também a primeira vez que o artista ganha uma exposição individual na capital federal.

Caminho Sem Fim.  Guache sobre papel.
Caminho Sem Fim. Guache sobre papel.

A exposição “Antônio Maluf – Singular e Plural” busca resumir a personalidade simples e ao mesmo tempo complexa de Antônio Maluf. O artista deve ser lembrado como um dos mais importantes, complexos e atípicos artistas brasileiros do século 20, tendo como característica marcante sua multidisciplinariedade. Graças ao famoso cartaz que desenvolveu para a 1ª Bienal Internacional de Arte, em 1951 – obra que também estará na exposição, no Museu Correios, Antônio Maluf é considerado um dos principais artistas do movimento concretista e do design gráfico no país.  

Projeto para azulejos do condomínio Vila Normanda. Guache sobre Papel.
Projeto para azulejos do condomínio Vila Normanda. Guache sobre Papel.

As mais de 60 obras presentes na exposição datam de 1950 a 2000, nas quais se evidencia o detalhamento minucioso, a geometria, os cálculos precisos, os ângulos e medidas exatas, a absoluta economia de meios, o rigor de esquemas matemáticos, a racionalização e a quantificação dos dados disponíveis, em método e organização.

Antônio Maluf construiu uma carreira sólida, mas absolutamente discreta ao longo de 60 anos de atividades artísticas, nunca tendo realizado uma mostra individual de seu trabalho na capital federal. Para o curador da mostra, Celso Fioravante: “O artista plástico paulistano Antônio Maluf deve ser classificado como um mestre na história da arte brasileira, pois se enquadra na restrita categoria desenvolvida pelo poeta e crítico literário norte-americano Ezra Pound (1885-1972), que, em seu clássico ‘ABC da Literatura’, classifica como ‘mestre’ aquele artista capaz de fazer várias combinações de um processo criado anteriormente e que se sai tão bem ou até melhor que os próprios inventores desse processo. Antonio Maluf não inventou o concretismo, mas fez dele seu universo.”

Sem Título. Guache sobre Papel.
Sem Título. Guache sobre Papel.

Serviço: Exposição “Antônio Maluf – Singular e Plural”
Visitação: De 29 de abril a 26 de junho
Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.
Local: Museu Correios - SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915.
Informações: (61) 3213-5076
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Acesso para pessoas com necessidades especiais.