Mostra traz obras do pintor venezuelano Armando Reverón.

Reverón por Victoriano de los Rios. Divulgação.

A mostra Relâmpago Capturado, do pintor venezuelano Armando Reverón, está em cartaz de 7 de dezembro a 10 de fevereiro no Museu Nacional da República, e apresenta 174 obras, entre pinturas, desenhos, objetos e fotografias do artista renunciou à glória dos grandes salões e isolou-se na costa do Caribe em busca de um estilo próprio.

“Pode-se dizer que sua intensa produção pictórica situou-se entre o pós-impressionismo e o início do abstracionismo”, explica. E acrescenta: “Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a obra deste artista que captou e transmitiu toda a luminosidade do trópico para suas telas de uma forma muito singular”, declara Wagner Barja, curador da exposição.

A marca de Reverón são a exacerbada pulsão experimental que resultou em formas distintas e extremamente sofisticadas.  Seu trabalho é repleto de imagens oníricas, desfocadas, com uma luz intensa e muitas cores, ou mesmo a falta delas. A luz tropical é trabalhada em três períodos: azul, branco e sépia.

A série de bonecas de pano em tamanho natural traz personagens confeciconados com a costura de tecidos, preenchidos com papel jornal. Sobre a superfície de pano, pintava as partes íntimas e modelava os detalhes do rosto. Foi em El Castillete, sua moradia e atelier – localizada em Macuto, uma distante praia na costa central venezuelana – que Reverón construiu um espaço de convívio artístico onde foram criadas essas bonecas e os objetos que habitariam suas obras.

O artista se contrapóe ao academicismo e traz um mundo liberado, lúdico, teatral e sempre autêntico. “Espontâneo e criador genuíno, Reverón – o ‘mestre da luz’ – consegue, na sua obra, que as expressões locais dialoguem com contextos que transcendem fronteiras, nos presenteando com a genial estética da sua cotidianidade, a qual expressa a riqueza de uma vida entregue à criação”, afirma o ministro da Cultura da Venezuela, Pedro Cazaldilla.

Serviço: Relâmpago Capturado

Abertura: 7 de dezembro de 2012 (sexta) às 19h30

Data: De 8 de dezembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h30

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2

Agendamento de visitas escolares: 3325-2589.

Desnudo en blanco (modelo descansando) – 1937 – Pintura diluible al agua sobre papel adherido a cartón – 76 x 54 x cm.

Foto: Foto Carlos Castrejón. Divulgação.