Armando Salmito apresenta mostra com cliques de pessoas anônimas em Nova York.

De 4 de março a 5 de abril.

Divulgação.

A exposição Anônimos, do fotógrafo brasiliense Armando Salmito está em exibição no Espaço Cultural Renato Russo de 4 de março a 5 de abril com entrada franca. Com curadoria da jornalista Patrícia Lira, a mostra apresenta um olhar sobre os moradores anônimos de Nova York e sua relação diária com a magnitude da metrópole.

Inspirado no verso de Lou Reed, “I’m a New York City man, blinkyoureyesandI’llbegone”, Salmito mostra o dinamismo da cidade em 16 imagens, com foco na ideia do anonimato. Todos estão na mesma condição, entre o conhecido e o desconhecido, entre o novo e o que já aconteceu, especialmente entre a lembrança e o completo esquecimento.

“Anônimos” retrata os mais diversos personagens que encontramos nas ruas dos grandes centros urbanos. Os lugares e as pessoas se complementam, se combinam como se um e outro se pertencessem simbolicamente; é uma paisagem sempre em movimento, que ganha um novo significado a partir de cada personagem.

Para o artista, o ensaio remete a memórias quase esquecidas que guardamos, imagens e impressões que se esquivam ao longo dos dias: “Cada foto evoca um universo onde muita coisa se repete, muita coisa é desconhecida e muito pode ser inventado. Ao ver essas imagens, cada pessoa pode ver um pouco de si mesma, de algo há muito esquecido, um pedaço da vida, um sentimento descartado, um rosto, um lugar …um tanto familiar e um tanto estranho”, afirma Salmito.

Com curadoria de Patrícia Lira, a exposição traz, em linguagem conceitual, reflexões e proposições do fotógrafo-artista em imagens calcadas em novas visualidades acerca do objeto, onde a técnica é submissa às subjetividades e a superficialidade das coisas dá lugar à profundidade da imagem que apresenta as correlações humanas em uma visão pessoal e única.

Anônimos – Fotografias de Armando Salmito
De 4 de março a 5 de abril
De terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Galeria Parangolé (Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul)
Entrada franca
Classificação: Livre.