Exposição faz um passeio sensorial pela diversidade de cheiros e sabores do Japão.

De 5 de junho 30 de setembro.

Foto: Maki Ueda.

A mostra Aromas e Sabores chega a Japan House (São Paulo) de 5 de junho a 30 de setembro. Uma viagem pela diversidade de cheiros e sabores em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. O público se aproxima de maneira lúdica e interativa onde o visitante aprende por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas.

Um amplo espectro para esclarecer questões que abordam os gostos básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami). Como corpo humano os identifica? Como o olfato contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam essas fragrâncias e como foram obtidas?

Todas essas questões são desvendadas ao longo da exposição dividida em 3 etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Para ajudar a contar esta história, a mostra apresenta a instalação Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista japonesa Maki Ueda. A obra induz o visitante a percorrer um determinado caminho, guiado pelo olfato e, assim, encontrar o cheiro das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

Para ilustrar esta atuação, Maki Ueda ministra gratuitamente, no dia 6 de junho, às 19 horas, a palestra Arte Olfatória, onde contará sobre sua trajetória profissional e entendimento de seu trabalho por meio das fragrâncias, além de ressaltar aromas muito presentes na cultura japonesa. “Na minha prática artística, uso o olfato como meio para incorporar o sentido olfativo na arte. Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura”, declara Maki.

A curadoria de Felipe Ribenboim trabalha o universo da construção de fragrâncias e cheiros por meio de elementos característicos do Japão, como o wasabi, o shoyu e o bambu, além de outros presentes em alimentos, bebidas, perfumes e incensos. “Se, por um lado, a exposição abordará a detecção e a construção dos sabores e aromas, estará presente também sua significação cultural. Os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas”, ressalta Ribenboim.

A imersão nos paladares japoneses será complementada ainda com uma degustação cega de balas de gelatina com sabor de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Sobre a realização desta exposição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da JAPAN HOUSE São Paulo, declara: “É extremamente importante apresentar as diversas facetas da cultura japonesa na tentativa de desvendá-la. Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês e uma imersão completa a partir de elementos que ainda não fizeram parte de nossa programação. Neste momento, trazemos o Japão para ser apreciado e compreendido por meio de um outro prisma”.

Japan House (Avenida Paulista). Foto: Rogério Cassimiro.

Serviço: Exposição Aromas e Sabores
Data: De 5 de junho 30 de setembro
Local: Segundo piso – Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52)
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10 às 22 horas
Domingos e feriados: das 10 às 18 horas
Entrada franca.

Palestra Arte Olfatória com Maki Ueda
Data: 6 de junho às 19 horas
Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52)
Entrada gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção.
Tradução simultânea.